As cobras pítons birmanesas são um grande problema de vida selvagem na Flórida – agora mais ainda, depois que pesquisadores descobriram um parasita invasivo dentro dessas cobras que podem se espalhar mais do que os próprios répteis, segundo um novo estudo.

Os cientistas descobriram os vermes sugadores de sangue não-nativos, que são chamados pentastomes, rastejando nos pulmões de três cascavéis pigmeus mortas na região da Central Florida no ano passado, de acordo com um estudo publicado em março na Herpetological Review.

As três cobras eram uma espécie nativa da Flórida e foram encontradas no Refúgio Nacional de Vida Selvagem Lake Woodruff, no Condado de Volusia. “As cobras morreram, mas os vermes parasitas começaram a rastejar fora de sua boca”, disse o principal pesquisador de uma das cascavéis, Terence Farrell, professor de biologia da Universidade Stetson Saeed durante uma entrevista ao WESH.

Aumento de pítons em Everglades pode afetar o restante da Flórida

Em um comunicado divulgado pela Stetson, Farrell disse que outro especialista “estudou cascavéis pigmeus ao longo de décadas e encontrou esta ocorrência bastante alarmante … Nós realizamos uma pesquisa e descobrimos que estes tipos de parasitas nunca foram encontrados em cascavéis pigmeus antes.” O que revela que as pítons introduziram este tipo de verme na outra espécie no sul da Flórida.

Os pesquisadores alertam para a rapidez com que o parasita pode se espalhar. O sequenciamento de DNA dos parasitas nas cascavéis mostrou que os vermes eram do sudeste da Ásia e se espalharam para as cobras nativas da Flórida a partir da espécie de pítons invasivas.

Os vermes sugadores de sangue transformaram-se em um mais de 100 espécies nativas da gama dos píton birmanesa de milhas no sul da Flórida e mostra quão rapidamente o parasita está se espalhando para além do seu host original, disseram os pesquisadores.

“Os parasitas estão se movendo para o norte ao longo da península e parecem ter alguns efeitos importantes na saúde de cascavéis pigmeus”, disse Farrell. Pesquisadores disseram que os parasitas se instalam nos pulmões de mamíferos e répteis que comem alimentos contaminados com os vermes.

Há uma população de pigmeu cascavel densa em Lake Woodruff National Wildlife Refuge, disseram pesquisadores e cientistas que têm estudado “intensamente” por 26 anos – mas até então não havia nenhuma evidência do pentastome sanguessugas, indicando recente introdução provável à população “, disse o estudo.

Píton gigante com 73 ovos é encontrada em área de reserva no sul da Flórida

De acordo com a pesquisa, “os parasitas encontrados nas cascavéis pigmeus eram maiores do que os encontrados nas pitons birmanesas”, disse Farrell em um comunicado. “É uma situação desagradável porque as cascavéis pigmeus não evoluíram ou desenvolveram defesas contra o parasita”.

As pítons birmanesas estão entre as maiores cobras do mundo e têm ameaçado espécies ameaçadas de extinção e nativas no estado, uma vez que se proliferaram no sul da Flórida décadas atrás – possivelmente como resultado de animais de estimação que são deixados nas matas, ou de cobras que escaparam de um criatório durante o furacão Andrew, de acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida.

Desse modo, há razões para acreditar que os parasitas das pítons birmanesas poderiam se espalhar para cobras e outros animais além da Flórida, disse Farrell.

“Este parasita não é apenas um problema da Flórida”, disse Farrell em um comunicado. “Não temos ideia de quanto dos EUA este parasita vai se espalhar e se mover, o que pode fazer com que ele se torne um problema nacional em poucos anos “.

No entanto, o risco de humanos pegarem o parasita é baixo, informa o Florida Today. Com informações do Miami Herald.

O post Parasitas descobertos dentro de pítons na Flórida podem se espalhar pelos EUA, diz estudo apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News