DA REDAÇÃO – Milhares de casos nos tribunais de imigração por todo o País estão acumulados devido ao fechamento parcial do governo americano desde o dia 22 de dezembro (leia mais na página 5). Audiências marcadas há meses estão sendo adiadas e ainda sem data, já que os juízes não estão trabalhando.

Como se não bastasse os já 800 mil casos imigratórios acumulados nas Cortes, o fechamento parcial do governo – causado pelo impasse na liberação do dinheiro para construção do muro – está deixando os imigrantes ainda mais preocupados e frustrados.

Uma africana que estava com audiência marcada para a semana passada teve o agendamento suspenso e ainda não remarcado por causa do shutdown. Moradora de New Jersey, ela tinha uma audiência com o juiz de imigração para tentar obter o green card e a data foi marcada no verão de 2017. A advogada do africado disse que tem medo que a espera possa ser de meses ou até mesmo anos. “Ela está frustrada, ela só quer que o processo termine logo”, disse o advogado Alan Pollack à CBS.

Muitos casos parados são sobre decisões finais de concessão de asilo político, muitas vezes caros e que precisam da presença de advogados, mobilizam testemunhas, viagens e toda uma estrutura.

“Quando você se prepara para uma audiência de imigração, é tudo muito estressante. Mais estressante ainda é se preparar, reunir todos os documentos e provas e a audiência não acontecer”, comentou um ativista.

Quando a paralisação terminar, todas as audiências canceladas serão reprogramadas, mas os advogados de imigração não estão esperançosos sobre o cronograma. Em 30 de novembro, o sistema judiciário de imigração já tinha mais de 800 mil pedidos acumulados, um aumento de 49% desde janeiro de 2017, quando o presidente Donald Trump assumiu o cargo, segundo a Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) da Syracuse University.

Os processos no U.S. Citizenship and Immigration Services – green cards, EB-5, work permit, travel permit, etc – continuam sendo processados normalmente. “Nossos escritórios continuam abertos e os indivíduos com entrevistas marcadas continuam dentro da programação”, informou o órgão em comunicado.

Fonte: AcheiUSA