Paralisação dos EUA já bateu recorde e é a mais longa da história A paralisação parcial de serviços do governo dos Estados Unidos bateu o recorde no sábado (12) ao atingir o marco de 22 dias. Isso faz desta paralisação a mais longa da história do país. Enquanto isso, cerca de 800 mil servidores não sabem quando voltarão a receber seus salários.

A paralisação acontece por causa de um entrave entre o presidente Donald Trump e o Congresso. Ele insiste na construção de um muro na fronteira com o México, mas os democratas não concordam.

Sexta-feira (11) foi o primeiro dia de pagamento depois do fechamento parcial do governo, e muitos funcionários não receberam o salário.

O “shutdown” acontece quando Presidência e Congresso não se acertam sobre o orçamento e o governo fica sem dinheiro.

Sem receber, os controladores de voo estão processando o governo. As investigações da polícia federal, o FBI, estão ameaçadas: cinco mil agentes foram mandados para casa e 13 mil estão trabalhando sem receber.

Nos últimos dias Trump havia ameaçado declarar emergência nacional para usar o dinheiro reservado para o caso de desastres naturais para construir o muro. As críticas vieram e também as ameaças de uma batalha jurídica nos tribunais e ele mudou de ideia. O país segue sem nenhum sinal de solução no horizonte.

Negociações

O único avanço nas conversas foi o acordo sobre um decreto para permitir que funcionários que foram mandados para a casa durante o fechamento recebam os salários retroativos quando o impasse acabar.

Enquanto o dinheiro não vem, o país vai se mobilizando. Uma instituição financeira da Califórnia está liberando empréstimos sem juros para os militares da Guarda Costeira e voluntários estão organizando almoços e jantares para ajudar os servidores federais a economizar algum dinheiro e comida.

O post Paralisação dos EUA já bateu recorde e é a mais longa da história apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News