Marcelo Camargo/Agência Brasil

O passaporte do Brasil agora só permite acesso a 56 países sem um visto

O passaporte do Brasil agora só permite acesso a 56 países sem um visto

Uma última pesquisa do Henley Passport Index, classificação de todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem um visto prévio, mostra que embora haja motivos para otimismo com a retomada do Turismo, ele deve ser moderado com a realidade que as viagens transfronteiriças continuam a ser significativamente obstruídas. Embora algum progresso tenha sido mostrado entre janeiro a março de 2021, a mobilidade internacional foi restaurada para apenas 12% dos níveis pré-pandêmicos no mesmo período de 2019.

Assim, a diferença entre o acesso a viagens teórico e real oferecido até mesmo por passaportes de alto escalão permanece significativo devido às restrições de viagens. O Japão mantém a posição de número um no Henley Passport Index, que é baseado em dados da Iata, com uma pontuação teórica de isenção de visto visto na chegada de 193. O país é seguido de perto por Cingapura (192 países).

No entanto, quando comparado ao acesso real para viagens atualmente disponível até mesmo para os detentores de passaportes de melhor pontuação, o quadro parece muito diferente: os detentores de passaportes japoneses têm acesso a menos de 80 destinos (equivalente ao poder do passaporte da Arábia Saudita, que fica em 71º lugar no ranking), enquanto titulares de passaportes de Cingapura pode acessar menos de 75 destinos (equivalente ao poder passaporte do Cazaquistão, que fica no 74º lugar).

O Brasil, por exemplo, conta com um passaporte que permite entrada em 171 países sem a necessidade de visto, mas com a pandemia, agora só permite acesso a 56 países nas mesmas condições.

A perspectiva não é diferente em países com lançamentos de vacinas covid-19 de grande sucesso: o Reino Unido e os EUA atualmente compartilham o 7º lugar no índice, com seu passaporte titulares teoricamente capazes de acessar 187 destinos em todo o mundo. Sob as atuais proibições de viagens, no entanto, os portadores de passaportes do Reino Unido sofreram uma queda de mais de 70% em sua liberdade de viagem, atualmente capazes de acessar menos de 60 destinos globalmente – um passaporte equivalente ao do Uzbequistão no índice. Os portadores de passaportes dos EUA viram uma redução de 67% em sua liberdade de viagem, com acesso a apenas 61 destinos em todo o mundo – um passaporte com poder equivalente ao de Ruanda no Índice Henley Passport.

“Em muitos países, surgiram sérias dúvidas quanto à capacidade de lidar com uma crise global, com a subsequente adoção de prioridades mais voltadas para o interior. O crescente isolacionismo e a desglobalização sem dúvida terão consequências profundas, entre elas mais danos à economia mundial, uma redução significativa na mobilidade global e restrições à liberdade das pessoas de fazerem as melhores escolhas para suas famílias e seus negócios. É claro que mais do que nunca, as pessoas precisam expandir suas opções de residência e passaporte”, afirmou o presidente da Henley & Partners, Christian H. Kaelin.

Confira abaixo como o acesso de alguns passaportes foi afetado pela pandemia.

Divulgação

Fonte: PANROTAS