Advogados que trabalham para reunir pais e filhos imigrantes separados pela administração Trump relataram na quarta-feira que encontraram os pais de 105 dessas crianças no mês passado. O comitê gestor de advogados e defensores pro-bono que trabalham na reunificação disse que ainda não encontrou os pais de 506 crianças, contra 611 em 14 de janeiro de 2021, a última vez que relatou dados a um juiz federal que monitora o processo.

Dessas 506 crianças, os advogados disseram que os pais de cerca de 322 teriam sido deportados dos Estados Unidos, o que torna difícil encontra-los.

O juiz não exige que os advogados digam quantos pais e filhos foram realmente reunidos.

O governo Biden formou recentemente uma força-tarefa que colocará a responsabilidade de encontrar e reunir famílias separadas pelo governo Trump, principalmente sob a “política de tolerância zero” de 2018, nas mãos do governo federal.

Judge rules migrant children in government family detention centers must be released due to coronavirus - CNNPolitics

Em seu processo judicial na quarta-feira, os advogados que representam as famílias separadas e que trabalham para reuni-las disseram que trabalhariam com a força-tarefa no futuro.

Os advogados do Departamento de Justiça disseram esperar que a força-tarefa “resolva muitas, senão todas, as questões pendentes” relacionadas ao processo judicial do Distrito Sul da Califórnia que resultou no processo de reunificação supervisionado por juízes.

Um dos motivos pelos quais tem sido tão difícil encontrar pais que foram separados de seus filhos é que muitos concordaram em ser deportados sem seus filhos para permitir que eles permanecessem nos Estados Unidos para solicitar asilo, dizem seus advogados.

Lee Gelernt, vice-diretor do Immigrant Rights Project da ACLU e advogado que representa as famílias separadas no processo, disse que a força-tarefa deve se comprometer a trazer os pais deportados de volta aos Estados Unidos sob proteção especial para poder se reunir com seus filhos.

Fonte: Brazilian Press