MARIANA ARRUDAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após mais de 25 anos, Otaviano Costa, 48, está de volta ao SBT. O artista, que estava longe da telinhas desde 2019, quando decidiu não renovar com a Globo, vai comandar a nova temporada do Cozinhe se Puder – Mestres da Sabotagem e se diz mais leve, ousado e corajoso para por seu DNA no reality culinário.

“É muito bom poder estar de volta onde tudo começou, o SBT é essa casa mágica”, diz o artista, que atuou na emissora nos anos 1990, em programas como TV Teen e na Escolinha do Golias. Seu último trabalho na TV aberta foi apresentando o Tá Brincando (Globo). Depois, ele se dedicou principalmente à internet.

Agora, Otaviano vai substituir Sérgio Marone, 41, no comando da competição culinária. “[Este] talvez tenha sido o trabalho mais desafiador da minha vida, porque ele demandava de 9 a 12 horas do dia”, afirma.

O apresentador diz que seu trabalho foi um “jogo de sutilezas” ao trazer humor sem atrapalhar demais os chefs. Na disputa, quatro cozinheiros disputam entre si o prêmio –que chega no máximo até R$ 25 mil– enquanto leiloam sabotagens para tornar a prova mais difícil para os rivais. “Teremos fogo no forninho”, promete.

Hoje seguro de seu novo trabalho, Otaviano diz que ao longo de sua carreira, seu maior sabotador foi ele mesmo. “Já fui sabotado por mim, não acreditando no meu potencial ou intuições. Isso me ensinou muito e deu aprendizado para poder superar a mim mesmo”, afirmou em conversa com a imprensa, a qual o F5 participou.

No programa, no entanto, o maior sabotado é o chefe italiano Giuseppe Gerundino, brinca o apresentador, já que o colega é quem precisa experimentar e avaliar os pratos dos competidores, sem saber dos desafios enfrentados por eles. O jurado estava presente na última temporada, exibida em 2021.

Além das brincadeiras e dos pratos, a nova temporada tenta ser mais acolhedora com o público de casa, com um cenário menos soturno. A mudança do nome –antes era apenas Mestres da Sabotagem– veio para deixar o propósito do programa ainda mais literal. Já nas mãos de Otaviano ficou a pitada extra risadas.

“Diferente da última temporada, teremos um tom acima de humor. Conseguimos cumprir nossa missão”, afirma o apresentador. Transmitido no SBT aos sábados, o programa, que terá 13 episódios, será exibido no Discovery Home and Health às sextas e disponibilizado na plataforma de streaming Discovery+.

COZINHE SE PUDER – MESTRES DA SABOTAGEM
Quando:Todos os sábados às 22h30
Onde: SBT