SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Oito categorias do Oscar 2022 serão entregues aos vencedores antes da transmissão do evento na TV, informou nesta terça-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood através de um comunicado aos indicados. A informação foi revelada pelo portal de notícias americano Entertainment Weekly.

Vista como uma forma de tornar o evento mais agradável à televisão e angariar mais audiência, a atitude vai deixar de fora da transmissão as categorias de melhor documentário em curta-metragem, melhor montagem, melhor som, melhor trilha sonora, cabelo e maquiagem, direção de arte, curta-metragem em animação e curta-metragem em live action.

A cerimônia começará uma hora antes de as câmeras começarem a gravá-la, com o objetivo de fazer valer a mudança.
Essas apresentações irão ao ar posteriormente, mas ainda não há mais detalhes sobre a forma como elas serão mostradas ao público.

A decisão dos organizadores do Oscar é semelhante ao que já fazem outras premiações como o Tony Awards, que não transmite a entrega dos prêmios para categorias técnicas.

Em sua 94ª edição, o Oscar se vê pressionado a aumentar a audiência da transmissão ao vivo da cerimônia na televisão. No ano passado, o canal ABC, que detém os direitos de transmissão, amargurou a edição com menor audiência na história do prêmio, com 9,23 milhões de espectadores, o que representou uma queda de público de 51% em relação ao ano anterior.