Os aspargos são aquele tipo de vegetais que divide as pessoas – há quem adore e há quem deteste -, mas a verdade é que fazem muito bem à saúde e, por isso, são uma boa adição a qualquer refeição. Aliás já foi, em tempos, considerado o “rei dos vegetais”, diz a revista Shape. 

Trata-se de um vegetal nativo do Mediterrâneo, faz parte da família das cebolas e do alho francês, e têm muitos nutrientes como Vitamina C, K e B9. Além disto, são ricos em antioxidantes, fibras que ajudam à digestão e ainda minerais essenciais como o cálcio, magnésio e ferro.

Graças a todas estas características os aspargos têm muitos benefícios para a saúde, explica a revista, que consultou diferentes especialistas em alimentação para perceber as vantagens de adicionar mais aspargos à sua dieta. 

Afastam algumas condições crónicas

Os níveis elevados de antioxidantes deste vegetal ajudam a combater os “radicais livres” – moléculas instáveis que podem causar danos no organismo ao danificar as células. Estes “radicais livres” em excesso podem levar a diagnósticos como doenças cardíacas, renais câncer e distúrbios pulmonares. 

Ajudam a uma gravidez saudável

Ter uma boa dose de Vitamina B9 – que pode consumir através dos aspargos – enquanto se está tentando engravidar ou já depois de estar grávida é essencial para reduzir o risco de defeitos congênitos e parto prematuro.

São essenciais para a saúde digestiva 

Os aspargos são uma ótima fonte de fibra, o que é muito boa notícia para o seu intestino – ajudam a regular os movimentos intestinais. A maior parte da fibra dos aspargos é insolúvel – o tipo que não se dissolve na água – que adiciona volume às fezes, “ajudando os movimentos intestinais a passar mais facilmente e com mais frequência”.

Fazem bem ao coração

A fibra nos aspargos ajuda a diminuir os níveis de colesterol mau que, normalmente, aumentam o risco de doenças cardíacas. Além disto, os caules do vegetal são ricos em potássio, um mineral essencial para controlar a pressão arterial. 

Controlam os níveis de açúcar no sangue 

A fibra dos aspargos pode ajudar a tornar a desacelerar a digestão dos alimentos, fazendo com que a absorção de açúcar seja mais lenta. Isto pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue algo que pode provocar diabetes tipo dois. 

Fazem bem aos ossos

É, provavelmente, o benefício mais desconhecido dos aspargos. Como são vegetais ricos em cálcio – essencial para a saúde óssea – e em Vitamina K – que ajudam a produzir uma proteína necessária para a formação óssea.