“Leve o calor a sério”. Isso é o que o Serviço Nacional de Meteorologia está alertando enquanto uma perigosa onda de calor atinge seu pico neste fim de semana. O calor excessivo atinge mais de dois terços dos Estados Unidos, onde as temperaturas ultrapassam dos três dígitos em Fareinheit.

Até agora, uma morte foi atribuída às altas temperaturas. O ex-jogador da NFL Mitch Petrus, de 32 anos, adoeceu enquanto trabalhava na quinta-feira (18) enquanto trabalhava do lado de fora em Arkansas. Uma advertência de calor estava ativa. Ele morreu de insolação, disseram autoridades.

Cidades na Virgínia e na Carolina do Norte vão ver alguns dos ares mais quentes da temporada. Nova York, entretanto, abriu quase 500 centros de resfriamento. E autoridades em Massachusetts estão pedindo aos moradores que usem roupas folgadas e estejam atentos a sinais de insolação.

Cerca de 157 milhões de pessoas estão sob advertências de calor e alertas de calor no sábado, já que as temperaturas diurnas subirão para meados de 90 graus F – e se sentirão como 110 graus – das Grandes Planícies para a Costa Leste.

E não vai ficar melhor à noite. As temperaturas durante a noite no fim de semana não cairão abaixo de 80 graus F em muitas cidades da Costa Leste, disse o Weather Prediction Center do Serviço Nacional de Meteorologia.

Em toda a costa leste do país, no sábado (20), o período mais perigoso será o meio da tarde até o começo da noite, quando a temperatura e a umidade subirão.

“Tome precauções extras se você trabalha ou passa tempo do lado de fora”, disse o serviço. “Quando possível, remarque atividades extenuantes para de manhã cedo ou no final da tarde”.

Na Filadélfia e Nova Jersey, o serviço meteorológico alertou que o calor pode causar estresse por calor ou insolação. Os idosos e pessoas com condições pré-existentes estão em maior risco.

Em Detroit, onde os moradores verão um índice de calor de até 105 graus F no sábado, mais de 200 mil pessoas não teriam energia nas primeiras horas da manhã, depois que tempestades causaram a derrubada de árvores e galhos.

No sábado à tarde, a energia já havia sido restaurada para quase todos.

Mas o alívio está chegando. Uma frente fria está prevista de chegar nos Estados Unidos e em partes do centro-oeste no final da noite de sábado, o que trará ar fresco no centro-oeste dos EUA, disse o meteorologista da CNN, Ivan Cabrera. A costa leste começará a esfriar na segunda-feira, disse Cabrera.

Até lá, as autoridades da cidade estão tomando precauções contra o calor sufocante e se preparando para o que poderia ser um fim de semana letal.

Nova York

Em Nova York – que declarou uma emergência – muitos eventos foram cancelados ou adiados após preocupações com a saúde dos participantes.

O Saratoga Race Course de Nova York foi cancelado no sábado. Assim como todas as corridas sábado e domingo no Maryland Jockey Club em Laurel.

“A saúde e segurança de nossos cavalos e jóqueis é nossa maior prioridade”, disse o presidente e gerente geral do Maryland Jockey Club, Sal Sinatra.

O New York City Triathlon também foi cancelado.

“Depois de esgotar todas as opções para mitigar a exposição de atletas, voluntários, espectadores e funcionários, não podemos fornecer uma experiência de evento seguro ou um fim de semana de corrida alternativo”, disseram os organizadores.

Em uma ordem executiva que dura até domingo à noite, o prefeito de Nova York Bill de Blasio ordenou que os prédios de escritórios de 100 pés ou mais altos elevem os termostatos para 78 graus F e encorajaram os moradores a aumentar seus termostatos para reduzir o consumo de energia.

A cidade está abrindo cerca de 500 “centros de refrigeração” com ar-condicionado em instalações públicas. As piscinas públicas deveriam ser abertas por uma hora extra (até as 8pm) de sexta-feira a domingo (21), e a cidade montaria bebedouros portáteis em movimentadas áreas de pedestres até o domingo. Com informações da CNN.

Relacionada

Ondas de calor estão cada vez mais fortes pelo mundo

O post Onda de calor atinge mais de dois terços dos EUA no fim de semana apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News