OMS classifica o vício em videogames como um transtorno de saúde mental

O vício em videogames tem sido classificado como transtorno de saúde mental pela Organização Mundial de Saúde. Em sua última edição da International Classification of Diseases ou ICD, a OMS está prestes a notificar médicos, profissionais de saúde e pessoas em todo o mundo que o vício em videogames é um sério problema de saúde e precisa de uma intervenção oportuna para evitar que a situação piora. uma medida em que alguém renuncia a outras coisas e geralmente mais importantes na vida.

A CID-11, a mais recente edição da Classificação Internacional de Doenças, descreveu o vício em jogos como um padrão de jogo persistente ou comportamento de jogo recorrente. A descrição acrescenta que o comportamento recorrente ou persistente pode se tornar grave o suficiente para ter precedência sobre muitos outros interesses na vida, incluindo aspectos essenciais. O vício em videogames sempre foi muito debatido. Pais de todo o mundo têm se preocupado com o fato de seus filhos passarem muito tempo jogando videogames e jogos digitais. Com a nova classificação, é provável que os pais sejam mais atentos e os médicos tomem conhecimento de casos graves de vício em jogos.

Shekhar Saxena, especialista em saúde mental e abuso de substâncias na Organização Mundial da Saúde, afirma que tem havido alguns casos sérios de dependência de jogos com alguns jogadores gastando até vinte horas todos os dias jogando jogos diferentes, efetivamente pulando refeições, escola, trabalho e até dormir. Esses jogadores evitam muitas atividades do dia-a-dia que pessoas normais não fazem. Qualquer forma de vício que tenha precedência sobre aspectos essenciais da vida e outras atividades desejáveis, bem como tarefas compulsórias, é considerada um tipo de problema de saúde mental. Embora seja verdade que muito poucos jogadores são severamente viciados em gastar 20 horas ou mais todos os dias, dado o fato de que mais de dois bilhões de pessoas jogam vídeo e jogos digitais, a pequena porcentagem ainda é preocupante e o distúrbio mental pode ser evitado com intervenção oportuna e remediação.

A edição da Classificação Internacional de Doenças deve ser divulgada no mês de maio e as novas classificações entrarão em vigor a partir de janeiro de 2020. A classificação do vício em videogames como um transtorno de saúde mental não caiu bem com o grupo do lobby da indústria Coalizão de videogames. A associação divulgou uma declaração oficial que diz que seus produtos são desfrutados por mais de dois bilhões de pessoas e que nenhuma de suas plataformas, dispositivos ou gêneros de jogos têm efeitos inseguros ou inseguros sobre os jogadores.

O vício em videogames não é a única reclassificação no CDI. Muitas doenças, lesões, sintomas e causas foram atualizados. Existem cerca de cinquenta e cinco mil condições classificadas pela OMS. A edição recente reclassificou alguns problemas de saúde sexual, como incongruência e disfunções de gênero. Alguns destes foram classificados como condições de saúde mental. Estes são agora classificados como condições de saúde sexual. ICD-11 é a primeira edição que está sendo liberada apenas eletronicamente. Deve estar disponível para todos depois de ser divulgado na Assembléia Mundial da Saúde, que será realizada em maio de 2019.

O post OMS classifica o vício em videogames como um transtorno de saúde mental apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News