A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aparecimento de uma nova variante híbrida de duas sublinhagens da estirpe Ômicron  — a BA.1 e a BA.2.

Denominada de Ômicron XE, até ao momento a nova variante foi identificada apenas no Reino Unido, no entanto poderá tratar-se da estirpe mais contagiosa desde o começo da pandemia em março de 2020, reporta o jornal O Globo. 

De acordo com a mesma fonte, já foram detectados 637 casos da variante híbrida até 22 de março no Reino Unido. Sendo que o primeiro foi confirmado ainda em janeiro.

A previsão, de acordo com a OMS, é de que a Ômicron XE se propague 10% mais facilmente comparativamente à BA.2, que já é mais transmissível do que BA.1 — aquela que é a sublinhagem mais comum da Ômicron.

Todavia, a agência sublinhou num relatório epidemiológico do último dia 29 de março, que mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.

É mais perigosa?

Atualmente, não existem quaisquer evidências para apontar a gravidade da doença causada pela variante ou se esta interfere na vacinação.

“Neste momento, não há realmente nenhuma preocupação com a saúde pública”, disse John Brownstein, epidemiologista e diretor de inovação do Boston Children’s Hospital, a ABCNews.

“As variantes recombinantes acontecem repetidamente. Na verdade, a razão pela qual esta é a variante recombinante XE é que já tivemos XA, XB, XC, XD, e nenhuma delas acabou sendo uma preocupação real”, concluiu.