Quando os policiais da Imigração e Alfândega dos EUA tentaram prender um homem do Tennessee na manhã de segunda-feira, os vizinhos do homem intervieram para detê-los, informaram as afiliadas da CNN WTVF e WZTV.

Um veículo da ICE seguiu a van do homem, tentando atropelá-lo, e então o bloqueou quando o motorista da van estacionou em uma casa em Hermitage, perto de Nashville. O motorista alertou os defensores dos direitos dos imigrantes e vizinhos, e eles se reuniram, levaram água, comida e gasolina para o homem e seu filho, que estava na van com ele, água, para que pudessem ficar na van e evitar possíveis detenções.

O impasse durou horas. A polícia de Nashville foi chamada, mas ficou de lado “para manter a paz se necessário”, disse o departamento policial em um comunicado. Em determinado momento, os vizinhos formaram uma corrente humana ao redor do homem e de seu filho, que não foram identificados pela mídia, permitindo que eles entrassem em uma casa e, mais tarde, entraram em um carro e foram embora.

“Eu estava realmente assustado com o que estava acontecendo”, disse o vizinho Felishadae Young em uma entrevista postada no Facebook. “Fiquei com muito medo, porque poderia ser eu, poderia ser minha família. Poderia ser qualquer um. Poderia ser seus vizinhos, assim como era meu vizinho hoje.” Young disse que conhecia a família há 14 anos. Os ataques do ICE estão se aproximando. Imigrantes em pânico estão fugindo do trabalho, se escondendo e se preparando para o pior “Os oficiais do ICE decidiram deixar a cena sem fazer uma detenção para diminuir a situação”, disse Bryan Cox, porta-voz do ICE, à CNN em um e-mail. Cox disse que não diria “quem poderia ter sido o alvo ou alvos da agência para não comprometer uma possível operação futura que tentaria prender o indivíduo em um horário e local diferentes”.

Os agentes do ICE tinham um mandado administrativo, informou a WTVF. A polícia de Nashville, que havia sido convocada pelo ICE, disse em seu comunicado que o ICE estava “tentando deter” o homem. Daniel Ayoade Yoon, um advogado que disse ter testemunhado o impasse de segunda-feira, disse que os agentes do ICE faziam “um tipo de intimidação” ao homem, informou a WTVF. “Eles estavam dizendo: ‘Se você não sair, vamos prendê-lo, vamos prender seu filho de 12 anos’, e isso não é legal, não é a lei correta.” Esta não é a primeira vez que os defensores tentam bloquear o ICE de deter e potencialmente deportar alguém. Na segunda-feira, defensores e vizinhos disseram às afiliadas da CNN que não voltariam atrás. “Eu sei que eles vão voltar, e quando eles voltarem, nós vamos voltar”, disse Young.

Fonte: Brazilian Press