O Departamento de Estado observou na quarta-feira que o tempo de espera por um passaporte que antes era de 6 a 8 semanas agora está entre 12 e 18 semanas, mesmo que seja pago para acelerar o processo. Isso se deve aos efeitos da pandemia do coronavírus, que causou grandes interrupções no processo de emissão de passaportes no país e em embaixadas e consulados no exterior.

Um funcionário do departamento disse que um atraso entre 1,5 e 2 milhões de passaportes significa que os pedidos apresentados neste momento provavelmente não serão processados até o outono. Rachel Arndt, subsecretária de estado assistente para serviços de passaporte, disse que o departamento aumentará seu quadro de funcionários, que foi reduzido pela pandemia no país à medida que as restrições foram suspensas. Mas ele acrescentou que os americanos que precisam solicitar um novo passaporte ou renovação devem fazê-lo pelo menos seis meses antes da data da viagem.

“Nós realmente orientamos as pessoas a solicitarem ou renovarem seus passaportes com pelo menos seis meses de antecedência para evitar problemas de última hora”, disse ele a repórteres. Os departamentos anunciaram em maio que os cidadãos norte-americanos que estão atualmente no exterior e cujos passaportes expiraram em ou após 1º de janeiro de 2020, poderão usar seus documentos para reentrar nos Estados Unidos até 31 de dezembro de 2021. A medida não é aplicável se viajar por um terceiro país, a menos que seja uma escala de trânsito.

Fonte: Brazilian Press