Melhorar a saúde cardiovascular não é algo complicado. Há um hábito diário que pode começar a adotar mais vezes e que só traz benefícios ao coração. Quem o diz é o cardiologista Dariush Mozaffarian.

Segundo o médico explicou à revista Parade, cozinhar em casa é algo em que deve apostar mais vezes. A sua saúde só vai agradecer. Para o cardiologista, esta é uma forma de minimizar a quantidade de ingredientes processados que ingere.

Desta forma, ao cozinhar os próprios alimentos está a controlar também o níveis de açúcar e a gordura saturada que consome.

“Uma dieta rica em calorias, especialmente gorduras saturadas e carboidratos refinados, aumenta os níveis de gordura e insulina no corpo”, explica o médico. “Estes níveis em excesso levam ao aumento de colesterol nas artérias.”

Revela ainda que as batatas fritas, os sorvetes e as bebidas açucaradas são os piores alimentos para o coração. “Estão disponíveis na maioria das casas e em quase todos os restaurantes. Muitas vezes são consumidos sem pensar.”

O cardiologista explica que o hábito de cozinhar pode ser uma mudança que faça ao longo de algum tempo. Pode começar apenas com uma refeição por semana e aumentar mais tarde o número de vezes que elabora algum prato de raiz.