O orçamento para o ano fiscal de 2022, aprovado por New York, terá uma parte dos fundos para os trabalhadores que foram excluídos do auxílio federal e beneficiarão os imigrantes indocumentados do estado.

Isso ocorre porque o orçamento reservará US $ 2,1 bilhões para ajudar os nova-iorquinos que perderam seus empregos durante a pandemia do COVID-19, mas não conseguiram obter seguro-desemprego ou outros benefícios federais. O termo “trabalhador excluído” deve incluir qualquer indivíduo que não seja elegível para benefícios de desemprego estaduais ou federais e não tenha recebido tais benefícios, não seja elegível para pagamentos de estímulo federal e tenha sofrido uma perda de trabalho ou renda familiar devido ao COVID 19.

Com a aprovação deste “fundo de auxílio”, os indivíduos que atendam aos critérios poderão receber US $ 15.600 ou US $ 3.200 em benefícios do governo estadual.

Os trabalhadores devem ter declarado impostos ao IRS nos últimos três anos com um número de identificação válido para receber o valor mais alto do auxílio. Se não tiverem esses documentos, eles se qualificam para US $ 3.200 em auxílio, mas eles têm que provar sua identidade, residência e local de trabalho, dizem os membros da assembleia.

Dezenas de pessoas comemoraram a notícia em Manhattan depois de fazer uma greve de fome por mais de três semanas exigindo que o auxílio fosse aprovado.

Que requisitos devo cumprir para solicitar ajuda deste fundo quando estiver disponível?

  1. Você deve residir em New York desde antes de 27 de março de 2020 e continuar morando no estado.
  2. Você não tem direito a seguro-desemprego ou qualquer outra assistência de renda federal relacionada à pandemia COVID-19.
  3. Você deve ter prova de identidade.
  4. Você é uma pessoa que teve uma perda de renda familiar ou relacionada ao trabalho após 23 de fevereiro de 2020 devido à pandemia COVID-19 pelos seguintes motivos:
  5. Você está desempregado, parcialmente desempregado ou incapaz de trabalhar.
  6. A pessoa que era o ganha-pão ou a principal fonte de renda da família morreu ou ficou incapacitada durante a pandemia de COVID-19.
  7. Não ter ganho mais de $ 26.208 no ano passado.
  8. Comprovante de atendimento aos requisitos trabalhistas durante o período de benefício de 27 de março de 2020 a 1º de abril de 2021 para o recebimento dos benefícios.

Documentos que deve apresentar

Os trabalhadores que atenderem aos critérios deverão apresentar documentação que comprove a identidade, residência anterior e atual no estado de New York e documentos comprovando perda de renda ou renda familiar.

  1. Como prova de identidade, os candidatos podem apresentar um ou mais dos seguintes documentos que terão um valor ou pontos. Pelo menos um deve ter foto e data de nascimento:
  • Carteira de habilitação ou carteira de motorista de New York (4 pontos)
  • Passaporte dos EUA (4 pontos)
  • IDNYC (4 pontos)
  • Passaporte estrangeiro (3 pontos)
  • Cartão de Identificação de Paciente do Estado de New York emitido pelo Office of Mental Health (2 pontos)
  • Certidão de casamento (1 ponto)
  • Divórcio (1 ponto)
  • Cartão do Departamento de Parques e Recreação da Cidade de New York (1 ponto)
  • Certidão de nascimento estrangeiro (1 ponto)
  • Cartão de identificação estrangeiro (1 ponto)
  • Diploma / transcrição (1 ponto)
  • Qualquer outro documento que o Departamento de Trabalho considere relevante (apenas 3 pontos ou menos)
  1. Como prova de residência, o requerente pode fornecer:
  • Carteira de motorista válida do estado de New York.
  • Uma identificação de não driver ou IDNYC.
  • Dois documentos da lista abaixo, um datado antes de 27 de março de 2020 e outro datado de 30 dias antes da entrada em vigor da lei ou mais tarde:

o    Cópia de uma conta de serviço público

o    Extrato bancário ou de cartão de crédito

o    Um arrendamento atual, pagamento de hipoteca ou declaração de imposto sobre a propriedade.

o    Carta da Autoridade de Habitação da Cidade de New York dirigida ao requerente

o    Carta para o requerente de um abrigo para sem-teto afirmando que o requerente atualmente reside no abrigo

o     Carta ao candidato de uma organização sem fins lucrativos que atende aos sem-teto

o    Qualquer outro documento que o DOL considere aceitável

  1. Documentos mostrando emprego e situação financeira:
  • Declaração de imposto de renda 2018, 2019 ou 2020 usando um número de identificação de contribuinte (ITIN) válido
  • Carta de um empregador documentando as datas de trabalho e o motivo pelo qual o candidato não está mais trabalhando
  • 6 semanas de recibos de pagamento ou declarações de salário do período de 6 meses antes de atender aos critérios
  • W2 ou 1099 de 2019 ou 2020
  • Notificação / comprovante de salário mostrando emprego por algum tempo antes que o candidato atenda aos critérios.

O DOL pode optar por aceitar outros documentos que comprovem emprego anterior e consequente perda de renda.

Os candidatos que não puderem fornecer os documentos exigidos para o Nível 1, mas que possam comprovar sua identidade e residência, devem apresentar: documentação relacionada ao trabalho que será avaliada com base em um sistema de pontuação criado pelo DOL. Exemplos de documentos que o DOL pode optar por incluir em seu sistema de pontos incluem: recibos de pagamento, extratos de salários, notificação / comprovante de salário, registros bancários que mostram um padrão de pagamentos ou depósitos, recibos de cartão de pagamento mostrando depósitos e / ou outros documentos que mostram o do requerente taxa de remuneração ou um padrão de emprego.

O Departamento do Trabalho decidirá se os benefícios serão pagos por depósito direto, cartão de dinheiro, cheque ou algum outro método de pagamento.

Os formulários de inscrição não incluirão os documentos de identidade do solicitante ou qualquer coisa sobre sua cidadania ou status de imigração ou inelegibilidade para um Número de Seguro Social (SSN). Os documentos do candidato serão usados apenas para determinar se atendem aos critérios e não devem ser compartilhados com ninguém que não esteja envolvido no processo de candidatura, a menos que seja para cumprir uma ordem ou ordem judicial.

Para obter mais informações sobre quando as inscrições podem começar a ser preenchidas, você pode visitar a página da organização https://maketheroadny.org/es/recursos-del-fondo-para-trabajadores-excluidos-y-alivio-de-renta/.

OBSERVAÇÃO: O Departamento de Estado do Trabalho de New York alerta aos trabalhadores sobre golpistas que podem tentar obter informações alegando que são para aplicativos, esse processo pode levar tempo e é fornecido apenas pelo departamento.

Fonte: Brazilian Press