O governador democrata de New York, Andrew Cuomo, reiterou que não permitirá que o banco de dados do Departamento de Estado dos Veículos a Motor seja usado para fins migratórios ao responder a ataques do diretor interino do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) Matthew Albence (foto).

“Dissemos desde o primeiro dia que nunca permitiremos que o banco de dados do nosso departamento de veículos seja usado para fins de imigração”, disse ele em comunicado após a visita de Albence a New York, que novamente atacou o estado por ter a lei mais forte para proteger os migrantes sem documentos, para os quais eles permitem carta de condução desde 16 de dezembro passado sob a “Lei Verde”. “O governo Trump tem aumentado suas ameaças para manter os nova-iorquinos reféns de sua demanda de entregar o banco de dados DMV para uso do ICE e da Patrulha de Fronteira para ajudar na deportação de famílias sem documentos”, disse Cuomo.

Como resultado da recusa de New York, o governo do presidente Donald Trump suspendeu o acesso dos nova-iorquinos ao programa “Global Entry”, que acelera os procedimentos para entrar no país em aeroportos e fronteiras., Depois de receber a aprovação antecipadamente das autoridades. A Administração Cuomo considera uma represália a New York por ser uma cidade “santuário” para migrantes sem documentos e respondeu processando o Departamento de Segurança Nacional em tribunal. Albence disse durante sua visita a New York na quinta-feira que o único “mais perigoso” que o “Green Light” é retirar os agentes de suas ruas e disse que New York é o único estado que os excluiu completamente do acesso a informação.

Um total de 15 estados, além de Porto Rico e do Distrito de Columbia, concede carteira de motorista a migrantes sem documentos. O diretor interino do ICE também se dirigiu aos legisladores estaduais, de maioria democrata, para afirmar que a aprovação da lei foi “imprudente, irresponsável, desnecessária e perigosa”. “Todas as situações que eles levantaram foram respondidas. Podemos fornecer informações confiáveis ​​sobre viagens. Podemos fornecer informações para a indústria de exportação de automóveis”. Cuomo disse reiterar que “o que eles realmente querem e não podem fornecer é o uso dos dados do DMV para fins de imigração “. “Sua extorsão e intimidação não funcionarão em New York”, disse ele. Ele disse que, como órgãos policiais locais, estaduais e nacionais, eles têm acesso a esse banco de dados “e como o dano sub-reptício potencial é real” está explorando alternativas para minimizar os danos causados ​​pelo uso não autorizado dessas informações, como a eliminação de números de seguro social, que poderia ser usado para provar o status legal de quem possui carteira de motorista. Ele também avalia aumentar a multa pelo uso não autorizado do banco de dados do Departamento de Veículos Motorizados.

Fonte: Brazilian Press