Foto3 Ponto de entrada em Laredo TX Número de imigrantes indocumentados nos EUA cai para 10.5 milhões
A nova pesquisa revelou que o declínio foi basicamente influenciado pela saída de mexicanos dos EUA. Ponto de entrada em Novo Laredo (TX)

O índice contrasta com os 12.2 milhões de imigrantes indocumentados registrados em 2007

O número de imigrantes que vivem com o status irregular nos EUA caiu em 2017, segundo o relatório divulgado, na quarta-feira (19), pelo Pew Research Center. Aproximadamente, 10.5 milhões de estrangeiros viviam nos EUA sem a cidadania ou a residência legal permanente (green card). Esse índice contrasta com os 12.2 milhões de imigrantes indocumentados registrados em 2007. A nova pesquisa revelou que o declínio foi basicamente influenciado pela saída de mexicanos dos EUA.

Os dados no relatório foram colhidos antes da onda atual de imigrantes centro-americanos que atravessaram o México rumo à fronteira dos EUA. Entretanto, os números de 2017 indicaram que um volume significativo de indocumentados veio da América Central. Pela primeira vez, os mexicanos não compõem a maioria dos estrangeiros indocumentados nos EUA desde 1965.

Desde 2007, o número de mexicanos indocumentados caiu em 2 milhões. Outros aumentos na imigração vieram da Ásia e América do Sul. Esta é a primeira vez desde que restrições na imigração foram postas em 1865 que o número de indocumentados caiu em mais de 6 milhões desde o pico de 6.9 milhões em 2007.

Os pesquisadores descobriram que os imigrantes indocumentados estão ficando mais tempo nos EUA. Em 2017, a média dos indocumentados que viviam no país era de 15 anos; a mais longa desde 1995.

Os dados foram conseguidos através das informações colhidas durante o Censo.

Fonte: Brazilian Voice