O número de brasileiros detidos ao cruzar a fronteira dos EUA com o México ilegalmente no ano fiscal de 2021 —de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021— foi o maior já registrado. Dados divulgados na 6ª feira (22.out.2021) pelo CBP (Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos EUA, na sigla em inglês) dizem que houve aumento de 700% em comparação com o período anterior.

Segundo o relatório, 56.88 cidadãos brasileiros foram detidos na fronteira sul dos EUA de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021. O mês com maior registro foi setembro, com 10.471 apreendidos. No ano fiscal anterior inteiro, 7.161 brasileiros foram pegos cruzando a fronteira. No caso específico dos brasileiros, a passagem mais procurada foi a do Estado do Arizona. Por lá, foram aprendidos 36.682 cidadãos do Brasil, o número equivale a 65% do fluxo total. A entrada ilegal de brasileiros nos EUA pela fronteira vem crescendo ano a ano, com exceção de 2020, quando a imigração teve queda por conta do início da pandemia. Em 2019, cerca de 18.000 tentaram entrar ilegalmente no país.

imigrantes detidos na fronteira do México com os EUA

Ao todo, 1,7 milhão de migrantes de todo o mundo tentaram entrar nos EUA nos últimos 12 meses. Adultos solteiros são o maior grupo de detidos no último ano fiscal. Eles contabilizam 1,1 milhão, o que equivale a 64% do total. O número de famílias imigrantes ficou em 479 mil. Crianças encontradas sem pais ou responsáveis somaram 147.000.O relatório mostra que os imigrantes são de mais de 160 países da Ásia, África e América Latina, sendo a maior parte do México. O Brasil ocupa a 6ª posição, atrás também de Honduras, Guatemala, El Salvador, Equador. As deportações aumentaram significativamente desde o início da pandemia, pois as expulsões passaram a ser feitas por motivo de saúde pública. Segundo o jornal New York Times, a crise migratória foi acentuada pela pandemia, que devastou a economia de diversos países. Outro fator que influenciou o aumento de imigrantes ilegais foi a expectativa de que a política migratória do presidente Joe Biden fosse mais branda do que a do seu antecessor. O número recorde é um dos desafios do democrata, que tem tentado conter o fluxo de imigrantes ilegais ao mesmo tempo em que é cobrado por uma abordagem mais humana. // Poder360.

Immigration: Biden to reinstate Trump-era 'Remain In Mexico' asylum policy

Fonte: Brazilian Press