Com possibilidade de se tornar furacão e tocar o solo na manhã de sábado, 13, a tempestade tropical Barry começou a atingir a Louisiana com ventos e fortes chuvas nesta sexta-feira, 12, aumentando risco de inundações em Nova Orleans.

Com a tempestade se aproximando com possível força de furacão prevista para o início da manhã de sábado, 13, as tropas da Guarda Nacional e as equipes de resgate já estão posicionadas ao redor do estado com barcos, veículos e helicópteros de resgate de prontidão, além de água potável e cobertores preparados para distribuição.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, declarou estado de emergência durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira, alertando sobre enchentes costeiras e fortes chuvas.

Tempestade Barry deve se transformar no primeiro furacão da temporada

Também equipes de reparos com caminhões foram posicionadas na região, principalmente enquanto a tempestade sobe a costa do golfo da Louisiana em direção à costa. E os proprietários de casas se preparam reforçando a proteção de paredes e janelas ou fazem as malas e saem para locais mais seguros.

De acordo com meteorologistas, Barry pode descarregar de 10 a 20 polegadas de chuva em uma faixa da Louisiana, incluindo Nova Orleans e Baton Rouge, bem como no sudoeste do Mississippi, com partes na Louisiana chegando a 25 polegadas.

Algumas estradas baixas perto da costa já estavam cobertas de água na manhã desta sexta-feira, quando a maré subiu e a tempestade empurrou a água do Golfo do México para dentro das vias urbanas.

O National Hurricane Center previu que Barry viria à terra como o primeiro furacão da temporada do Atlântico, apesar de fraco, pouco acima do limiar de velocidade do vento de 74 mph. Mas o diretor do centro, Ken Graham, disse que a designação “não é o ponto aqui”. O perigo real, ele disse, é a chuva.

Barry representa um teste para as melhorias feitas contra enchentes em Nova Orleans desde que a cidade foi devastada pelo furacão Katrina em 2005.

O presidente Donald Trump declarou uma emergência federal para a Louisiana, autorizando o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a coordenar os esforços de ajuda.

Na tarde desta sexta-feira, Barry estava a cerca de 160 quilômetros a sudoeste da foz do Mississippi, e seus ventos haviam saltado para 65 milhas por hora. As previsões de rastreamento mostraram que a tempestade continuava em direção a Chicago, inchando a bacia do rio Mississippi com água que deve fluir para o sul novamente. Com informações da revista Times e National Hurricane Center.

O post Nova Orleans se prepara para furacão Barry apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News