A partir da próxima semana, os fãs poderão participar de eventos esportivos e de entretenimento nos estádios e locais para público em massa de New Jersey, mas devem levar em consideração a capacidade limitada de pessoas e o distanciamento físico de 1,8 m, disse o governador Phil Murphy na segunda-feira.

Os locais de New Jersey com capacidade interna de 5.000 assentos ou mais poderão ter 10% desses assentos ocupados por fãs a partir de 1º de março, às 6h00, disse o governador democrata na segunda-feira durante sua conferência. Já os espaços ao ar livre com mais de 5.000 pessoas terão capacidade para 15%.

Murphy disse que decidiu permitir com segurança a assistência presencial limitada após revisar uma ampla gama de estatísticas relacionadas ao coronavírus, incluindo hospitalizações, o número de internações hospitalares versus pessoas que receberam alta, a taxa de positividade geral para COVID-19 e avaliar a transmissão. O governador lembrou que será necessário o uso de máscaras e distanciamento físico.

“Se comprarem ingressos juntos, poderão sentar-se juntos, mas caso contrário, terão que separar”, disse ele.

A ordem se aplica aos principais estádios do estado, incluindo o Prudential Center em Newark onde os New Jersey Devils da NHL jogam e estádios ao ar livre, incluindo o Met Life Stadium em East Rutherford, casa do New York Giants e do NFL Jets.

O governador disse que 1.700 a 1.800 torcedores deverão ter permissão para participar dos jogos de hóquei do Devils sob as novas regras.

“Este é um dia que toda a nossa equipe vem planejando, trabalhando e esperando nos últimos 11 meses”, disse o presidente dos Devils, Jake Reynolds. “Aqueles que entrarem no prédio se sentirão confiantes de que nossos processos e protocolos de segurança são nossa prioridade número um.”

Murphy disse estar otimista de que, quando a temporada da NFL começar, em setembro, os limites de capacidade possam ser aumentados ainda mais, acabando com os grandes contratempos para lidar com a pandemia.

“Eu ficaria surpreso se não estivéssemos em uma capacidade maior para os Jets, os Giants, para Rutgers enquanto avançamos para o outono”, disse Murphy. “Temos que fazer isso com segurança e responsabilidade.”

Por outro lado, Murphy disse ainda que os pais ou tutores de atletas universitários poderão assistir imediatamente aos jogos dos filhos, medida que foi recentemente dada para o atletismo do ensino secundário. Ele alertou que o número de pessoas dentro dos locais não pode ultrapassar 35% e as regras de distância física externa devem ser seguidas.

Outra mudança com efeito imediato é que o governador anunciou que os locais religiosos agora podem atender a 50% da capacidade sem esquecer o uso de máscaras e a distância física de pelo menos 6 pés. Isso inclui cerimônias de casamento, funerais e serviços memoriais que envolvem o serviço religioso.

Fonte: Brazilian Press