phil New Jersey anuncia fim das restrições causadas pelo Covid 19
O governador Phil Murphy (centro) prestigiando a abertura do campeonado de beisebol de New Jersey (foto: reprodução do site oficial do governador)

 

 

 

No próximo dia 19 de maio o estado de New Jersey se juntará a New York e Connecticut no banimento de algumas medidas restritivas de combate ao Covid-19, entre elas a limitação da capacidade de lotação dos restaurantes e reuniões ao ar livre. O distanciamento social e uso de máscara no interior de restaurantes e locais de eventos públicos, no entanto, permanecerão obrigatórios. A medida foi anunciada pelo governador Phil Murphy, nesta segunda-feira (3), após recomendações de legisladores democratas e republicanos.

Restaurantes, academias de ginásticas, serviços pessoais, cinemas, lojas, museus e parques de diversões estão autorizados a funcionar sem limitação de capacidade de lotação depois de mais de um ano de proibição. As medidas restritivas culminaram com um enorme prejuízo financeiro para o comércio do estado, culminando com o fechamento de muitas empresas.

Murphy reiterou que as máscaras continuam sendo obrigatórias, assim como os seis pés de distância entre as pessoas. Ele revelou também o alinhamento de medidas com os dois estados vizinhos (New York e Connectcut). 

Os  governadores Andrew Cuomo (NY) e Ned Lamont (CT) assinaram um documento de colaboração em comum com o colega de New Jersey. 

“A cooperação cordenada é muito importante”, disse Andrew Cuomo, durante a conferência de imprensa anunciando as medidas. “A maior parte das restrições serão canceladas na região do Tri-State. Essa reabertura é gandiosa para toda a população”, disse.

A manutenção do distanciamento social (6 pés) significa que os cinemas e outras casas de espetáculo continuarão com o número de assentos pré-existente e não estarão capacitados a atender o público em quantidades compatíveis com as de antes da pandemia. Os restaurantes também terão que obedecer a distância de seis pés entre as mesas, a menos que sejam criadas barreiras físicas, feitas de vidro ou acrílico. Os balcões de bar serão liberados, desde que obedeçam as restrições de distanciamento (seis pés) entre os assentos.

Os governadores dos três estados aumentaram a capacidade de público das arenas esportivas e estádios para 50% 

O anúncio chega 14 meses após o surgimento do primeiro caso de Covid-19 em New Jersey e a um ponto que, finalmente, parece estar sendo contornado pelas autoridades sanitárias. Mais de 3 milhões de pessoas já foram completamente vacinadas no estado até a segunda-feira (3), o que equivale a aproximadamente 45% dos 6.9 milhões de adultos do estado. Ao todo, cerca de 62% da população adulta (4,2 milhões) já recebeu pelo menos uma dose da vacina. O objetivo das autoridades é vacinar 70% da população – cerca de 4,7 milhão de pessoas – até o final de junho.

Até o último domingo, 1,464 pessoas estavam hospitadas por terem contraído o vírus em New Jersey, o menor número desde novembro de 2021. O número de testes positivo também foi reduzido em 61% desde abril. New Jersey tem o maior número de mortes per capita do país.

O estado de Connecticut já havia anunciado o fim das restrições – com excessão do uso de máscaras em áreas internas – para o dia 19 de Maio. Nova York, por sua vez, havia marcado a reabertura para o dia 1º de Julho.

Fonte: Brazilian Voice