Já sabemos que os exercícios trazem benefícios para nosso corpo. E isso não é específico para um único tipo de exercício ou modalidade esportiva. Todos os exercícios são sempre bem-vindos e todos são capazes de ajudar muito a manter a saúde do corpo.

Alguns exercícios atuam mais sobre a força muscular, outros sobre a condição cardiorrespiratória, mas todos agem sobre as condições das células do Sistema Nervoso Central, especificamente do nosso cérebro evitando a demência e a perda de memória.

Os exercícios promovem aumento no número de neurônios (um dos tipos de células que temos no nosso cérebro) e melhora no funcionamento dos neurônios e suas conexões. As células que formam nosso cérebro são dinâmicas e podem mudar e se adaptar dependendo dos nossos hábitos de vida.

Falando assim apenas, acredito que pessoas mais jovens nem imaginem o que significa.
A demência senil parece estar longe e quase impossível de acontecer. Mas, o tempo passa para todos e para o nosso cérebro não existem procedimentos de rejuvenescimento como para a pele. Precisamos cuidar dele sempre, a vida toda, para que no nosso envelhecimento, que vai chegar um dia, possamos continuar participantes, ativos, trabalhando, viajando, namorando ou qualquer outra coisa que quisermos fazer.

Muitas coisas que “adoecem” nosso cérebro acontecem todos os dias ao longo de muito tempo. Estresse, poluição, privação de sono, privação de nutrientes e a própria respiração que produz os famosos radicais livres que destroem algumas estruturas celulares. Tudo isso quer dizer que envelhecer é obrigatório, mas a forma como o envelhecimento irá acontecer é opcional.

Então, faça a correta opção de fazer exercícios todos os dias, comer de forma correta, dormir entre 7 a 8 horas de sono por noite e estressar o menos possível. Se sua vida não é assim hoje, trabalhe para que seja e não apenas aceite. Mude, aja, atue na sua vida e faça dela uma viagem prazerosa.

O post Não existe procedimento de rejuvenescimento para o cérebro: cuide dele! apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News