Na Califórnia, Trump diz que incêndios serão resolvidos quando “clima esfriar”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira (14) durante visita ao estado da Califórnia, que o aquecimento global seria revertido, afirmando que o clima “começará a esfriar”.

Enquanto conversava com um oficial local em uma reunião na Califórnia sobre os incêndios florestais que assolavam o oeste do país, Trump descartou as preocupações com a mudança climática, dizendo: “Vai começar a esfriar. Basta observar”.

O funcionário em questão, Wade Crowfoot, diretor da Agência de Recursos Naturais da Califórnia, respondeu: “Gostaria que a ciência concordasse com você”.

“Mas eu não acho que a ciência saiba”, rebateu Trump.

Alguns usuários do Twitter compararam essa posição otimista sobre a mudança climática à sua posição sobre a pandemia do coronavírus no país, que já matou quase 200 mil pessoas. “Isso vai embora. Um dia, será como um milagre, vai embora”, disse Trump sobre o vírus em fevereiro.

31 mortos

Na última semana as chamas provocaram 31 mortes na Califórnia, no estado de Washington e no Oregon. Dezenas de pessoas estão desaparecidas.

Na Califórnia, estado mais afetado, o balanço subiu para 14 mortos, 12 deles no condado de Butte, que ainda lembra dos incêndios de novembro de 2018 que deixara 86 mortos e devastaram a cidade de Paradise.

Os incêndios queimaram 1,2 milhão de hectares este ano na Califórnia, um recorde. Quando adicionadas as áreas incendiadas no Oregon e no estado de Washington, as chamas consumiram dois milhões de hectares.

E a temporada de incêndios deve seguir, em tese, até novembro.

Os incêndios provocaram cortinas espessas de fumaça que contaminam o ar. A maior cidade do Oregon, Portland, registra neste domingo o maior índice de poluição do mundo, de acordo com uma classificação da empresa IQAir.

No Oregon, onde mais de 400 mil hectares foram queimados, sete pessoas morreram durante a semana. Mas as autoridades temem um número maior assim que as equipes de emergência conseguirem alcançar áreas isoladas pelas chamas.

The post Na Califórnia, Trump diz que incêndios serão resolvidos quando “clima esfriar” first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA

Comentários Facebook