As informações sobre nutrição, o que comer, quando comer ou não comer tomam as redes sociais como se todas as pessoas fossem profundos estudiosos da nutrição humana. São conselhos e mais conselhos sobre alimentação saudável. E agora falando do alimento “salvador”, aquele que irá impedir que você contraia o COVID-19.

Claro que difundir informações é fundamental para que mais e mais pessoas possam se alimentar corretamente. Porém, na maioria das vezes a informação é levemente modificada por um e por outro, e por outro, até que no final ela se torna errada. Isso tem sido feito de forma consciente para obter fama, mais seguidores, chamar atenção ou na tentativa de virar celebridade. Assim o erro se espalha rapidamente porque com grande frequência ele vem da tentativa de explicar o complicado.

Vamos a um exemplo:

Quantas vezes no supermercado você encontra nas embalagens escrito 12 Grains ou 12 grãos, 10 grãos, grãos ou whole grains? Muitas vezes. A ideia que essas embalagens passam é que quanto mais grãos, melhor e mais saudável. Qual será a real diferença nutricional entre um pão que contém 10 tipos de grãos, quando comparado a outro pão que contém 12 tipos? A ideia que passa é sem dúvida que o pão que tem mais tipos de grãos é melhor. Mas será que isso é correto? Ou ainda, será que esse conceito de comer grãos é válido para todas as pessoas?

Alimentos ricos em grãos

É preciso pensar.Os grãos geralmente são ricos em gorduras. Na maioria das vezes a qualidade das gorduras é muito boa, mas é gordura. Isso quer dizer que contém muita energia. Então para uma pessoa que esteja tentando diminuir a gordura corporal pode não ser muito indicado usar alimentos ricos em grãos. Eles podem aumentar a quantidade de energia ingerida em grande proporção e diminuir a velocidade de perda de gordura corporal. Para quem precisa diminuir a energia, definitivamente não é uma boa opção.

E para o sistema imunológico, teria alguma diferença? Provavelmente não.

Outro ponto é que existe gordura em muitos alimentos eleitos como insubstituíveis para algumas pessoas. Se a dieta for rica em grãos, a proporção desses alimentos ricos em gordura terá que diminuir. Por exemplo, a carne vermelha. Nela há uma grande carga de gordura; e se a dieta já tiver muitos grãos teremos que pensar em diminuir a ingestão de carne por exemplo. Isso não é bem aceito na maioria das vezes. E ainda há pessoas que têm diverticulite não podem ingerir grãos. Eles podem desencadear uma crise e isso definitivamente não é bom.

Generalização

Este é apenas um aspecto do que pode fazer a generalização de uma informação correta, mas sem a devida explicação. Ou seja, os grãos são alimentos saudáveis e calóricos. Podem ser ingeridos em pequenas quantidades pelas pessoas que desejam emagrecer e ainda devem ser evitados pelas pessoas que têm diverticulite. Simples assim.

No entanto, atualmente fazer essa distinção entre o que é certo e o que está sendo alterado está muito difícil.

O post Muito cuidado com as informações generalizadas e erradas nesta época de pandemia apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News