Reconstrução digital permite simular como eram os famosos prédios icônicos de Roma como o Coliseu e a Piazza Navona

Por Giovana Christ

access_time 2 abr 2019, 19h22 – Publicado em 2 abr 2019, 18h32

O Império Romano, um dos maiores e mais poderosos que já existiu, foi um grande centro de pensadores e de desenvolvimento de tecnologia. O grande legado que a sociedade ocidental herdou dos mais de 500 anos de sua duração serviu de base para a criação e desenvolvimento de importantes áreas do conhecimento como o direito civil, a arquitetura, a religião, a arte e a literatura.

As construções da época contam com tecnologias que as fizeram sobreviver por mais de dois mil anos, enfrentando guerras e a deterioração do tempo. O site Bored Panda fez, com ajuda do Photoshop, uma suposição de como seriam algumas das mais icônicas construções do Império Romano se não tivessem sofrido com a ação do tempo.

Coliseu

Reconstrução por imagem do Coliseu, Roma Um dos auges da arquitetura romana foi projetado para ser evacuado em poucos minutos e conta com 80 escadarias de saída

Um dos auges da arquitetura romana foi projetado para ser evacuado em poucos minutos e conta com 80 escadarias de saída (Bored Panda/Reprodução)

O anfiteatro que levou oito anos para ser construído (de 72 a 80 d.C.) abrigava até 80 mil espectadores na época em que combates de gladiadores, encenação de batalhas famosas e apresentações de dramas da mitologia clássica eram realizadas em seu interior.

As gigantes arquibancadas eram divididas em três partes, separando o público por classe social. A arquitetura foi tão bem pensada que foram construídas 80 escadarias de saída para que o prédio pudesse ser evacuado em minutos no caso de acidentes.

O Coliseu foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Fórum Romano

Reconstrução por imagem do Fórum Romano Praticamente todos os assuntos da vida pública eram resolvidos e discutidos nessa grande praça no centro de Roma

Praticamente todos os assuntos da vida pública eram resolvidos e discutidos nessa grande praça no centro de Roma (Bored Panda/Reprodução)

Pense em uma grande ágora. Isso era o Fórum na época do Império Romano. O grande centro da vida pública de Roma era onde aconteciam as comemorações de vitórias em batalhas, as eleições, os processos criminais e os principais assuntos de ordem comercial.

Em volta dela se encontravam tribunais, centros religiosos e estabelecimentos comerciais.

Piazza Navona

Reconstrução por imagem da Piazza Navona, Roma Repleta de arte barroca, a praça manteve seu formato original de estádio

Repleta de arte barroca, a praça manteve seu formato original de estádio (Bored Panda/Reprodução)

Construída onde era, antes, o Estádio de Domiciano (palco de jogos atléticos gregos que abrigava cerca de 30 mil espectadores), a praça manteve o formato retangular do antigo local. A Piazza Navona foi construída a pedido do Papa Inconcêncio X e finalizada entre 1600 e 1700 d.C. Desde então, nada foi alterado na estrutura dos prédios ao redor. Um dos mais icônicos abriga a embaixada brasileira.

As fontes e palácios da praça são conhecidos como “orgulho da Roma Barroca”.

Templo de Saturno

Reconstrução por imagem do Templo de Saturno, em Roma O monumento contém uma placa escrita “O Senado e as pessoas de Roma reconstruíram [o templo] que foi consumido pelo fogo”, em referência a uma das grandes tragédias em que o prédio esteve envolvido

O monumento contém uma placa escrita “O Senado e as pessoas de Roma reconstruíram [o templo] que foi consumido pelo fogo”, em referência a uma das grandes tragédias em que o prédio esteve envolvido (Bored Panda/Reprodução)

O prédio, construído em homenagem ao deus Saturno em 497 a.C., é um dos edifícios que circunda o Fórum Romano, centro cultural da cidade. Sua construção sofreu com vários desastres como incêndios e foi reconstruído diversas vezes, mas nunca atingindo seu esplendor original.

Busque hospedagem em Roma

Fonte: Viagem e Turismo