A Flórida é o único estado litorâneo dos EUA com formações de recifes de coral em águas rasas perto de suas costas.

A galeria de recifes de coral submersa no mar da Flórida é muito extensa, sendo considerada a 3º maior do mundo.  A notícia ruim é que estes recifes – que são formados pelo acúmulo de animais marinhos e de certas algas – estão morrendo em taxas mais altas do que em qualquer outro lugar do mundo.

O projeto “1000 Mermaids Artificial Reef Project”, dos escultores Ernest Vasquez e Sierra Rasberry espera reverter isso.  O plano lançado em meados de 2019 consiste em esculpir estátuas de sereias e posicioná-las em áreas próximas aos recifes de coral, no fundo do oceano. As esculturas funcionam como módulos de recifes artificiais.

Segundo a ONG Ocean Rescue Alliance, que hoje comanda a iniciativa, bastam algumas horas após as estátuas serem baixadas no mar com um guindaste para que vidas submarinas surjam em suas superfícies.

“Corais, esponjas, anêmonas, algas, crustáceos e mariscos começam a crescer imediatamente. Em seguida, vêm os crustáceos, os peixes e as tartarugas marinhas. Então, eventualmente, peixes e tubarões”, diz a ONG em comunicado.

E desde que o projeto foi lançado, em agosto de 2019, mais de 100 sereias já foram submersas nas águas da Flórida. Algumas delas prestam homenagens e outras são apenas negócios ambientalmente sustentáveis.

Em Pembroke Pines, por exemplo, uma escultura em tamanho real homenagea o falecido bombeiro e ávido mergulhador livre, Kevin Mehaffey. A escultura pode ser vista usando roupa de mergulho, relógio e nadadeiras.

Emily Guglielmo, uma empresária do ramo de roupas e acessórios praianos, pagou $7,5 mil para ter sua própria sereia no mar de Tampa. A escultura que ficou conhecida como The Florida Mermaid possui 2,5 metros de altura.

Na próxima semana, a Ocean Rescue Alliance se prepara para implantar cerca de 55 módulos de recifes artificiais em 45 pés de profundidade no mar de Riviera Beach.

De uma escultura por vaidade a uma missão ambiental

O projeto surgiu quando os dois artistas, Ernest Vasquez e Sierra Rasberry, receberam um pedido de um cliente para fazer a escultura de sua esposa para adornar seu iate.

Mas quando chegou a hora de a peça ser entregue, não havia iate para recebê-la.

“Tenho más notícias”, disse o cliente aos artistas.  “Perdi meu negócio, perdi meu barco, perdi minha esposa.”

Quando Vasquez perguntou sobre o que deveria ser feito com a escultura da sereia, o cliente respondeu: “Eu não me importo, jogue-a no oceano.”

Foi o que aconteceu. O ser mitológico que assusta os marinheiros se tornou, por acaso, a salvação dos recifes de coral da Flórida.       

The post Mil sereias serão submersas nas águas da Flórida para salvar a vida marinha first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA