A Microsoft anunciou a intenção de adquirir a Activision Blizzard, editora responsável pela produção de séries como ‘Call of Duty’, ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Candy Crush’. O negócio está avaliado em 68,7 mil milhões de dólares.

As notícias sobre as negociações começaram sendo reveladas pelo The Wall Street Journal e foram mais tarde confirmadas pelo líder da divisão Xbox, Phil Spencer, na respectiva página de Twitter. Esta aquisição ainda deverá ser avaliada pelos reguladores e, até ser confirmada, as duas empresas continuarão a operar de forma independente.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com os nossos amigos talentosos e dedicados na Activision Blizzard. Enquanto empresa, estamos comprometidos com a nossa jornada com a inclusão em todos os aspectos dos videojogos entre empregadores e tabalhadores”, pode ler-se no comunicado de Spencer partilhado pelo Twitter, mencionando o escândalo de assédio sexual em que a Activision Blizzard está envolvida desde o verão de 2021.

Quanto ao atual da CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, sabe-se que manterá o lugar e reportará diretamente a Phil Spencer.

O executivo da Xbox adiantou que, assim que for fechado este negócio, todos os jogos da Activision Blizzard (tanto antigos como novos) chegarão ao serviço Xbox Game Pass que, de acordo com os últimos números da Microsoft, atingiu os 25 milhões de membros.

Esta é a mais recente aquisição de grandea dimensão na indústria de videojogos, isto depois de na semana passada ser anunciado que a Take-Two tinha intenções de comprar a Zynga. Recordar ainda que, em 2020, a Microsoft adquiriu todos os estúdios da Bethesda .

Conforme noticia a Associated Press (AP), o acordo vai permitir à Microsoft acelerar o segmento de jogos móveis e adquirir blocos de construção para o metaverso, um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.