Os Estados Unidos chegaram a acordos com México, Guatemala e Honduras para “dificultar” a viagem dos imigrantes que tentam chegar à fronteira sul do país, confirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na segunda-feira. 

“Houve uma série de discussões bilaterais entre nossos líderes e os governos regionais no México, Honduras e Guatemala. Por meio dessas discussões, fizeram acordo para aumentar a segurança das fronteiras”, disse Psaki após ser indagada sobre os supostos pactos.

O anúncio vem depois de março ter sido o mês em que o maior número de menores desacompanhados chegou à fronteira sul dos Estados Unidos e em que a Patrulha de Fronteira registrou o maior número de encontros com imigrantes, pouco menos de 170 mil desde março de 2001.

Os governos dessas nações devem enviar temporariamente mais militares e pessoal de segurança para conter o trânsito de pessoas que buscam chegar ao solo dos Estados Unidos. O México concordou em manter cerca de 10.000 soldados em sua fronteira sul, o que resultará em quase o dobro do número de “interdições” de migrantes, explicou Psaki.

A Guatemala designará 1.500 policiais e outros elementos da ordem para sua fronteira com Honduras e estabelecerá 12 pontos de segurança ao longo da rota de migração, enquanto Honduras terá pelo menos 7.000 militares uniformizados destinados a “dispersar” grandes grupos de migrantes.

Uma fonte da Casa Branca relatou que Guatemala e Honduras estavam deslocando tropas temporariamente em resposta a uma grande caravana de migrantes que foi organizada no final de março. O governo mexicano anunciou o fortalecimento de suas medidas de segurança em março.

“O objetivo é dificultar a travessia e também dificultar a travessia das fronteiras”, disse Psaki.

Ela disse que essas conversas ocorreram em “diferentes níveis” e mencionou o trabalho dos enviados especiais nas últimas semanas para chegar a esses acordos com o México e os países da América Central. No entanto, observou que as discussões são frequentes, regulares e contínuas.

Embora a vice-presidente Kamala Harris tenha sido nomeada como a pessoa responsável pelos esforços diplomáticos para mitigar o aumento no número de migrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos, Psaki se recusou a dar detalhes da participação de Harris nesses esforços, afirmando apenas que eles eram múltiplos de nível.

A confirmação desses compromissos também ocorre após as recentes viagens do enviado especial dos Estados Unidos ao Triângulo Norte da América Central, Ricardo Zúñiga, à Guatemala e El Salvador.

Fonte: Brazilian Press