Um garoto de 6 anos morreu após se afogar durante um encontro familiar na área de lazer de um complexo de apartamentos de Dania Beach, na noite de domingo, 16, informou o Gabinete do Xerife de Broward.

Segundo o BSO, inúmeros adultos estavam reunidos em um encontro familiar em volta da piscina no Beach Walk, nos apartamentos Sheridan, no bloco 300 da East Sheridan Street, enquanto as crianças brincavam na água.

O menino, que era de Miami, pulou na parte mais funda da piscina e, por não saber nadar, acabou se afogando, segundo Keyla Concepcion, porta-voz do xerife. O nome do garoto não foi divulgado.

Um adulto pulou quando viu o garoto submerso no fundo, puxou-o da água e começou a fazer os procedimentos de primeiros socorros. O garoto chegou a ser socorrido por equipe de resgate e levado ao hospital, mas morreu cerca de sete horas depois. Com informações do Sun Sentinel.

Flórida tem maior índice

O número de crianças menores de quatro anos sujeitas a se afogarem acidentalmente todos os anos na Flórida poderia preencher até quatro salas de aula pré-escolares, diz o Departamento de Saúde da Flórida, que completa ainda que o afogamento é a causa mais evitável de morte infantil no estado.

Aula de natação infantil é uma das formas de prevenir que crianças se afoguem. Imagem: Flickr\Ericavighi.

Dados do CDC mostram que cerca de 4.000 pessoas se afogam a cada ano nos EUA. As estatísticas da Flórida continuam altas. O estado continua liderando o número de mortes de crianças de zero a quatro anos por afogamento. Em 2018, 88 crianças perderam a vida por essa causa, 7% a mais que no ano anterior.

Formas de evitar

Supervisão, barreiras e aulas de natação

A campanha “WaterSmartFL: Pool Safety (www.watersmartfl.com) é responsabilidade de todos” orienta pais, cuidadores e comunidades sobre riscos de afogamento e estratégias de prevenção. A campanha identifica três iniciativas para aumentar a segurança da piscina e reduzir o afogamento na infância: 1°: supervisão constante; 2°: barreiras de proteção; e 3°: aulas de natação que preparam bebês e crianças pequenas para o contato seguro com a água.

De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, nos três primeiros meses deste ano ainda não foram registradas mortes acidentais por afogamento infantil em piscina– o que é considerado uma vitória diante o alto número do ano passado.

Aulas de natação podem reduzir os riscos de afogamento em até 88% e estão disponíveis para crianças a partir dos seis meses de idade, orienta o Suncoast Safe Kids Coalition and Preventable Needless Deaths.

O post Menino de 6 anos morre afogado em piscina em Dania Beach apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News