Pelo segundo ano consecutivo a bodega do Valle de Uco domina o pódio da premiação. Veja a lista com as 50 vinícolas que compõem o ranking

O prêmio World’s Best Vineyards 2020 elegeu pela segunda vez consecutiva a argentina Zuccardi Valle de Uco como a Melhor Vinícola do Mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito em julho. O ranking foi elaborado por mais de 500 jurados (experts em vinho, sommeliers e jornalistas de turismo de diferentes nacionalidades), que levaram em consideração não somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas o conjunto da obra: os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista – tudo o que contribui para a experiência do visitante. 

A Zuccardi se destaca em vários destes quesitos. Em primeiro lugar, por sua localização: ela está aos pés da Cordilheira dos Andes, no Vale do Uco, a mais de mil metros acima do nível do mar e com uma vista incrível para as montanhas. Outro trunfo: está a cerca de 100 quilômetros de Mendoza, uma meca dos adoradores de vinhos.

Um dos maiores charmes da Zuccardi Vale de Ulco certamente é a localização, perto dos Andes

Um dos maiores charmes da Zuccardi Vale de Ulco certamente é a localização, perto dos Andes (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

A arquitetura da vinícola é outro motivo de deslumbramento. De estilo modernista, a construção é toda feita de pedras naturais da região e concreto, como homenagem ao cenário montanhoso, e assume uma postura imponente ao redor dos vinhedos e da cordilheira. Na bodega, nada de barricas de madeira ou inox  – o vinho é armazenado em grandes tanques de concreto!

O cenário montanhoso ao redor dos vinhedos serviu de inspiração para a arquitetura da Zuccardi, toda feita com pedras da região

O cenário montanhoso ao redor dos vinhedos serviu de inspiração para a arquitetura da Zuccardi, toda feita com pedras da região (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

Nada de barricas: os vinhos da Zuccardi são armazenados em tanques de concreto

Nada de barricas: os vinhos da Zuccardi são armazenados em tanques de concreto (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

Na vinícola, o restaurante “Piedra Infinita” (que, como seu próprio nome bem diz, também é feito todo de pedras), serve um menu degustação de quatro etapas, com produtos sazonais da região e harmonizados com os vinhos da casa. O bônus são os janelões de vidro, que garantem um ângulo privilegiado das montanhas e vinhas. Como o World’s Best Vineyards definiu, a Zuccardi Vale de Uco é uma joia dos Andes, com uma das experiências “mais deslumbrantes do mundo” e um “conjunto memorável e perfeito”. As reservas são feitas online

Restaurante Piedra Infinita, com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes

Restaurante Piedra Infinita, com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

A Família Zuccardi possui outras vinícolas pela região de Mendoza, como a famosa unidade de Maipú, a Casa del Visitante. Além das atividades clássicas, os turistas podem percorrer os vinhedos de bicicleta, a bordo de carros antigos e até mesmo de balão. Por lá, também são oferecidas cursos de culinária, aulas de como fazer azeite de oliva e também de degustação. Confira todos os passeios oferecidos e faça sua reserva aqui

Na Casa del Visitante, outra bodega dos Zuccardi, você pode sobrevoar as vinhas a bordo de um balão

Na Casa del Visitante, outra bodega dos Zuccardi, você pode sobrevoar as vinhas a bordo de um balão (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

Nem só de vinhos vive a Zuccardi: a degustação de azeites também é muito procurada

Nem só de vinhos vive a Zuccardi: a degustação de azeites também é muito procurada (Vinícola Zuccardi/Reprodução)

O que os leitores da VT têm a dizer sobre as vinícolas Zuccardi

“Lugar fantástico e arquitetura maravilhosa. Fomos apenas para passeio e degustação e nos apaixonamos pelos vinhos: Emma Zuccardi e José Zuccardi! Já quero voltar!”

“Degustação de azeites muito boa!”

“Lugar maravilhoso, almoço harmonizado delicioso em um restaurante com bastante verde! Na nossa viagem, foi o ponto alto”

“O almoço harmonizado é delicioso!”

“Belíssima vista, almoço e degustação fantásticos. Lugar lindo!”

“Estive lá faz alguns anos e foi uma bela experiência: lindo passeio, ótimo almoço e vinhos maravilhosos.”

“Vinícola fantástica com o melhor restaurante, o Piedra Infinita.”

World’s Best Vineyards 2020

O ranking foi elaborado pelos mesmos idealizadores do World’s 50 Best Restaurants, considerado o Oscar da Gastronomia. Em sua segunda edição, em 2020, a lista premiou 50 vinícolas de 18 países diferentes – inclusive alguns pouco conhecidos por sua produção de vinho, como Índia, Bulgária e Japão, como forma de inspirar viajantes a explorar novas regiões. 

A América do Sul não apenas levou o primeiro lugar (pela segunda vez consecutiva), como também se consagrou como a melhor região do mundo para o enoturismo, com 11 vinícolas no top 50. Entre os destaques, a uruguaia Bodega Garzón ficou na segunda posição e as chilenas Montes e VIK ficaram em 4º e 10º lugar, respectivamente. Nenhuma vinícola brasileira entrou na lista.

A Bodega Garzón, do Uruguai, ficou em segundo lugar no ranking mundial

A Bodega Garzón, do Uruguai, ficou em segundo lugar no ranking mundial (Bodega Garzón/Reprodução)

A austríaca Domäne Wachau foi eleita a Melhor Vinícola da Europa e ocupa a terceira posição do ranking mundial. No top 10, são cinco estabelecimentos europeus:  Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha, em 6º lugar; projeto icônico do arquiteto Frank Gehry, que projetou o Museu de Bilbao), Château Smith Haut Lafitte (França, 7º lugar), Quinta do Crasto (Portugal, 8º lugar) e Antinori nel Chianti Classico (Itália, na 10ª posição).

Na região do Danúbio e com adegas com mais de três séculos de existência, a austríaca Domäne Wachau é a terceira melhor do mundo em 2020

Na região do Danúbio e com adegas com mais de três séculos de existência, a austríaca Domäne Wachau é a terceira melhor do mundo em 2020 (Domäne Wachau/Reprodução)

Todos os cantos do mundo apareceram no top 50. Os Estados Unidos conquistaram o título de 5ª melhor vinícola do mundo com a Robert Mondavi Winery, da famosa região de Napa Valley. Já a neozelandesa Rippon (13ª posição), a sul-africana Delaire Graff Estate (14ª) e a japonesa Château Mercian Mariko Winery (30º lugar, em sua primeira aparição no ranking) foram os destaques de seus continentes. 

Confira o top 50 a seguir:

  1. Zuccardi Valle de Uco (Argentina)
  2. Bodega Garzón (Uruguai)
  3. Domäne Wachau (Aústria)
  4. Montes (Chile)
  5. Robert Mondavi Winery (Estados Unidos) 
  6. Marqués de Riscal (Espanha)
  7. Château Smith Haut Lafitte (França)
  8. Quinta do Crasto (Portugal)
  9. Antinori nel Chianti Classico (Itália)
  10. Viña Vik (Chile)
  11. Catena Zapata (Argentina)
  12. Schloss Johannisburg (Alemanha)
  13. Rippon (Nova Zelândia)
  14. Delaire Graff Estate (África do Sul)
  15. Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
  16. Ridge Vineyards, Monte Bello (Estados Unidos)
  17. Craggy Range (Nova Zelândia)
  18. Gonzalez Byass — Bodegas Tio Pepe (Espanha)
  19. Château Pichon Baron (França)
  20. Opus One Winery (Estados Unidos)
  21. Ceretto (Itália)
  22. Château Margaux (França)
  23. Bodegas Salentein (Argentina)
  24. Penfolds (Austrália)
  25. Henschke (Austrália)
  26. Bodega Bouza (Uruguai)
  27. Clos Apalta (Chile)
  28. Champagne Taittinger (França)
  29. Champagne Billecart Salmon (França)
  30. Château Mercian Mariko Winery (Japão)
  31. Château d’Yquem (França)
  32. Bodegas RE (Chile)
  33. Château Mouton Rothschild (França)
  34. d’Arenberg (Austrália)
  35. Viña Errázuriz (Chile)
  36. GAJA (Itália)
  37. Domaine Sigalas (Grécia)
  38. Chateau Oumsiyat (Líbano)
  39. Villa Melnik (Вила Мелник) (Bulgária)
  40. Viña Casas del Bosque (Chile)
  41. Vivanco Cultura de Vino (Espanha)
  42. Familia Torres (Espanha)
  43. Viu Manent (Chile)
  44. Ruinart (França)
  45. Domaine Marcel Deiss (França)
  46. KRSMA Estates (Índia)
  47. Stag’s Leap Wine Cellars (Estados Unidos)
  48. Château Heritage (Líbano)
  49. Quinta do Noval (Portugal)
  50. Trapiche (Argentina)

Leia tudo sobre Mendoza

Busque hospedagem em Mendoza

Fonte: Viagem e Turismo