Na última semana, a marca de esmaltes americana, OPI, chamou a atenção nas redes sociais por conta de uma petição pedindo a alteração do nome de um dos produtos: o esmalte “Kiss Me I’m Brazilian.

À venda desde 2014 no mercado dos EUA, o nome do esmalte não agradou muitas brasileiras, que descobriram o produto e lançaram a hashtag #RespectMeImBrazilian, como resposta.

Aline Macedo, uma brasileira que mora na Flórida, foi uma das que foi até o perfil da marca no Instagram para manifestar sua indignação. “O nome do esmalte é simplesmente ridículo. O que nós brasileiras representamos para vocês? Simplesmente, vergonhoso”, escreveu Aline, em inglês.

Ela obteve uma resposta da OPI, que justificou-se dizendo que o nome foi inspirado em um “colega brasileira que sempre recusava apertos de mão como cumprimentos, dizendo, me beije, eu sou brasileira”.

A marca de esmaltes circula apenas nos EUA. Em nota a empresa explicou a origem do nome do esmalte.

“Surgiu da pesquisa realizada pelo time global, que fica em Los Angeles, sobre os costumes e características do país. Um dos destaques foi o hábito de cumprimentar as pessoas com um beijo em cada bochecha, diferente do tradicional aperto de mão usado mundialmente. Por isso esse nome celebra a saudação brasileira”, diz a nota. 

A explicação não foi suficiente para conter a insatisfação das brasileiras, que registraram uma petição com milhares de assinaturas online pedindo a suspensão do produto.

“Vocês vão permitir a continuidade de um esmalte com nome que estimula o assédio à mulher brasileira? Posicionem-se!”, escreveu outra seguidora.

Diante da polêmica, a OPI anunciou que está retirando o esmalte de seu catálogo e emitiu o seguinte comunicado:

A OPI lamenta que a tradução do nome ‘Kiss me I’m Brazilian’ tenha causado qualquer tipo de constrangimento. Os nomes dos esmaltes de OPI são uma das assinaturas da marca, e todas as tonalidades são inspiradas em experiências e muitas vezes incluem um jogo de palavras com o objetivo de levar alegria e diversão para as consumidoras.

O DNA da marca OPI é lúdico e alegre, com a filosofia de nutrir e capacitar as mulheres. A fundadora, Suzi Weiss-Fischmann, é uma mulher empreendedora que se tornou um exemplo e adota o empoderamento das mulheres como um valor fundamental para a OPI.

The post Marca de esmaltes americana se desculpa com brasileiras após polêmica first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA