Ainda falta um longo caminho para que o Oscar seja uma premiação que represente a diversidade. Não é por acaso que nos últimos anos hashtags como #OscarsSoWhite e #OscarsSoMale têm mostrado nas redes sociais que o público está atento às desigualdades de raça e de gênero, por exemplo. Felizmente, aos poucos, as minorias estão conseguindo romper certos padrões na mais importante cerimônia do cinema.

No entanto, no anúncio dos indicados ao Oscar de 2023 houve algumas ausências graves em termos de representatividade, sem atores negros nomeados nas categorias principais e nenhuma m u l h e r selecionada para o prêmio de Melhor Diretor.

Contudo, 2023 já é marcante para os atores asiáticos. Quatro atores foram indicados por seus desempenhos. São eles: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu por seus papéis em ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (2022) e Hong Chau por sua performance em ‘A Baleia’ (2022).

Por sinal, ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ é um dos favoritos deste ano: foi indicado em 11 categorias diferentes. O autor e cineasta Daniel Kwan é o terceiro diretor asiático a ser nomeado ao “hat-trick” do Oscar, que inclui Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Michelle Yeoh foi reconhecida na categoria Melhor Atriz em um Papel Principal.

Anteriormente, Merle Oberon havia sido a única outra m u l h e r asiática a ser indicada nesta categoria. Ela concorreu pelo filme ‘O Anjo das Trevas’ (1935).

Na galeria, aproveitamos para relembrar outros filmes e artistas que foram pioneiros no Oscar!