uscis

Por causa da interrupção dos serviços causados pela pandemia do coronavírus, mais de 300 mil imigrantes correm o risco de não poder votar para Presidente nas eleições 2020 nos Estados Unidos. 

Para piorar a situação, a United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), responsável pelos processos de naturalização, passa por sérios problemas financeiros.

Na Flórida, de acordo com o advogado Ruddy Babboun, normalmente, um processo de naturalização durava cinco ou seis meses, hoje está impossível prever. “Quando o indivíduo iniciava o processo de naturalização, se não houver qualquer tipo de pendência, normalmente podemos esperar que tudo esteja concluído em cinco ou seis meses. Hoje, qualquer prazo é quase que um mero palpite”, afirma o advogado.

Em março, a USCIS anunciou que todas as entrevistas de naturalização presenciais seriam suspensas pelo temor do COVID-19. A agência também suspendeu as cerimônias de juramento a bandeira, que é o último passo para ser naturalizado. Houve, posteriormente, conforme reportado pelo Jornal Gazeta News, algumas cerimônias coletivas, mas isso apenas ajudou a diminuir o tamanho do problema.

A porta voz da USCIS, Jessica Collins, informou que. “Voltamos as atividades presenciais dia 4 de junho e nossa prioridade tem sido conduzir cerimônias de naturalização que haviam sido adiadas devido ao COVID-19. Nossa segunda prioridade foi reagendar entrevistas que aviam sido adiadas”, informa Collins. Ainda de acordo com a USCIS, a maior preocupação foi atender a todas as diretrizes do CDC para voltar a operar de forma segura, tanto para funcionários quanto para o público.

Problemas orçamentários

Parte importante do problema é orçamentário. Os recursos da USCIS vêm das taxas coletadas das pessoas que aplicam para ter o visto, naturalização ou benefícios imigratórios. No ano passado, o número de pedidos começou a cair consideravelmente, mas durante a pandemia causada pelo Corona vírus a situação ficou dramática.

O resultado é que mais de 60% dos funcionários corre o risco de ficar desempregado em agosto. A única chance da demissão em massa na agência não acontecer e se o Congresso aprovar um empréstimo de $1.2 bilhões para cobrir o rombo financeiro. Se essas demissões forem confirmadas, será virtualmente impossível que não aumente dramaticamente o volume de trabalho acumulado e as pessoas à espera do visto ou naturalização não terão mais perspectivas de quando tudo será resolvido. Com informações do USA Today.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Mais de 300 mil imigrantes podem não conseguir cidadania a tempo de votar apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News