Mais de 2.000 crianças imigrantes chegaram a New York desde junho e estão chegando no Aeroporto do Condado de Westchester, em White Plains. Muitos na área dizem que o governo Biden não respondeu às perguntas sobre o que vai acontecer com elas.

Duas autoridades americanas confirmaram que os voos para a área de New York aumentaram à medida que o número de imigrantes que chegam à fronteira sul do país, menores em muitos casos, aumentou drasticamente este ano. Funcionários disseram que o número de pessoas que chegam aos Estados Unidos é o maior em 15 anos.

“É nossa responsabilidade legal cuidar com segurança de crianças desacompanhadas até que elas possam se unir rapidamente a um pai ou responsável”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. No entanto, há apelos de ambos os lados do corredor político para que o governo forneça mais informações sobre as crianças transportadas, quem as está monitorando e o que deve acontecer com elas. O ex-executivo do condado de Westchester e atual aspirante a governador de New York, Rob Astorino, disse que crianças têm chegado à área em voos fretados pelo governo federal e exigem respostas.

“Não temos respostas para perguntas básicas como: quem vem aqui? Onde eles são instalados ou levados? Qual é o seu estado de vacinação?” Astorino perguntou terça-feira. Ele tem levantado questões sobre a chegada de voos desde agosto e diz que recebeu poucos comentários.

“Esses voos estão pousando em Westchester desde abril. Naquela época, havia aviões menores. Desde agosto ou julho, são voos grandes, são 737”, disse Astorino. “Isso tem muito a ver com o fato de nosso próprio governo não dar às pessoas informações que afetam suas vidas”. Astorino disse ter feito um vídeo de pessoas saindo de um dos voos para documentar o influxo dos chamados menores desacompanhados. Até mesmo os democratas disseram que a falta de informação é um problema que precisa ser resolvido.

“Precisamos de informações da administração. Para onde eles estão enviando essas crianças? Para que os distritos escolares possam estar preparados para o fluxo de crianças e, então, precisamos conseguir dinheiro para elas”, disse o representante dos EUA, Tom Suozzi. “Estou com raiva e frustrado.” Suozzi disse que 2.500 menores foram transferidos apenas para Queens e Long Island, e 50 estão alojados em uma instalação em Syosset. O congressista republicano Lee Zeldin levou as críticas um passo adiante, dizendo que “a obscuridade e a falta de transparência do governo Biden são completamente inaceitáveis”. Um porta-voz do atual executivo do condado de Westchester, George Latimer, disse que os imigrantes são vacinados ou examinados antes de chegarem.

Fonte: Brazilian Press