Até o fim do verão de 2020, a cidade ganhará novas linhas de bondes, ciclofaixas e ruas exclusivas para pedestres. Carros terão cada vez mais restrições

A região do Baixa-Chiado, no centro de Lisboa, passará por grandes alterações ainda este ano. As obras, com previsão de término para o fim do verão europeu, visam diminuir em 40% a circulação de carros na área central, aumentar o espaço para pedestres e otimizar o transporte público. 

Tudo isso para criar uma ZER (Zona de Emissões Reduzidas), proposta da Câmara Municipal de Lisboa para diminuir a emissão de gases poluentes e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar. Atualmente, são liberadas 60 mil toneladas de CO2 por ano.

As mudanças priorizarão os pedestres. Linhas de bonde voltarão à ativa, ciclofaixas serão criadas, calçadas alargadas e algumas ruas fecharão para carros. Nas fotos abaixo, deslize para ver como são e como ficarão algumas vias após a conclusão das obras:

Com a mudança, o cerco aos motoristas se intensificará. Com o estreitamento das ruas, muitas vias passarão a ser de mão única. Além disso, apenas carros elétricos e motos fabricadas a partir de 2004 poderão circular livremente – algo a se considerar se você for alugar um veículo na cidade e se hospedar na Baixa-Chiado. 

Os veículos que pertencem à residentes da ZER ou à profissionais da saúde poderão entrar na área mediante cadastro. Já os serviços turísticos, carros de entrega de mercadoras, transportes escolares, tuk-tuks e pessoas com mobilidade reduzida poderão circular, mas com restrições de horário e quantidade. 

Quem desrespeitar as novas regras entre 6h30 e 23h59 está sujeito a punições. Da meia-noite às 06h29, o acesso é livre.

Também vale se atentar aos estacionamentos. Novas vagas para carros serão criadas, mas algumas serão específicas para os moradores, que poderão receber 10 carros convidados por mês.

Leia tudo sobre Lisboa

Busque sua hospedagem em Lisboa

Fonte: Viagem e Turismo