Escolher a escova perfeita para o seu tipo de cabelo é muito importante. Assim, garante que o cabelo, quer seja liso ou cacheado, está sempre bonito e saudável. No entanto, também é essencial lembrar que a escova deve ser limpa, regularmente, para evitar alguns problemas. 

É que, por exemplo, muitas vezes, a coceira no couro cabeludo é causada pela escova. Segundo explica a tricologista Penny James, à revista Shape, existem mais de 10 mil folículos no couro cabeludo, assim como glândulas sudoríparas e sebáceas que libertam óleo e sebo diariamente e, tudo isto, fica preso na escova. 

Além disto, a escova também acumula resíduos de produtos, especialmente quando são usados diretamente no objeto, como ao fazer um rabo-de-cavalo perfeito e sem cabelo soltos.

Tendo tudo isto em conta, é essencial “manter o microbioma do couro cabeludo saudável e em equilíbrio para evitar problemas, como caspa, assim como para evitar a queda de cabelo”, explica William Gaunitz, outro tricologista. 

Por isso, convém saber limpar tudo, em condições, uma vez por semana, segundo Penny James. É uma forma de manter o cabelo saudável, mas também de conservar a escova. 

Como limpar a escova: 

  • Remover o cabelo, com muito cuidado, é a primeira coisa a fazer;
  • Mergulhe a escova em água e sabonete ou esfregue para tirar a sujeira;
  • Quando terminar enxague e deixe a escova secar.