Os legisladores de New Jersey apresentaram um projeto de lei que visa proibir condados e municípios em todo o estado de firmar qualquer contrato com o ICE. A legislatura está analisando o projeto de lei depois que o condado de Essex anunciou que encerraria seu contrato com o ICE. 

A medida também proibiria os administradores de prisões privadas de contatar a agência de imigração com o propósito de “hospedar ou deter pessoas por violações das leis de imigração”.  O projeto de lei, S3361, foi votado na quinta-feira pelo comitê estadual de Lei e Segurança Pública do Senado, com quatro democratas a favor e dois republicanos contra.

A versão da proposta da Assembleia, A5207, ainda não está agendada para votação no comitê de Segurança Pública. Deve ser aprovado pela Assembleia e pelo Senado antes de ir para a mesa do governador Phil Murphy para assinatura. O projeto não apenas impediria os governos locais de celebrar novos contratos, mas também proibiria a renovação dos contratos existentes, incluindo instalações nos condados de Bergen e Hudson.

As instalações no Garden State têm enfrentado cada vez mais pedidos de fechamento à medida que as deportações aumentaram sob o governo do ex-presidente Trump, mas menos pessoas estão atualmente alojadas em centros de detenção do ICE devido à pandemia do coronavírus.

No mês passado, as autoridades do condado de Essex anunciaram que as instalações de Newark, onde 165 pessoas estavam detidas, deixaria de abrigar imigrantes sem documentos no final de agosto. A prisão chegou a um acordo com Union County, que deve gerar US $ 11,3 milhões e compensar a receita do ICE. Imigrantes indocumentados que não foram acusados ​​de crimes foram detidos nas instalações do ICE, provocando constantes manifestações de defensores e greves de fome de detidos nos últimos anos.  Apesar do protesto, os funcionários do condado de Hudson prorrogaram seu contrato com o ICE por até 10 anos em novembro de 2020. Mas em abril, os funcionários do condado disseram que estariam dispostos a rescindir o contrato.

Fonte: Brazilian Press