Archer Calder cresceu sem conseguir falar com a sua irmã mais nova, Della. A menina  nasceu com a síndrome de Bainbridge-Ropers, uma condição genética rara que afeta a sua capacidade de comer, andar e falar.

Della, de 14 anos, cresceu usando uma combinação de sinais manuais e sons curtos para comunicar com a sua família e, no início da sua adolescência, foi introduzida em aplicações de comunicações alternativas (AAC), programas concebidos para ajudar as pessoas que têm problemas com a fala ou com as competências linguísticas. Contudo, a sua família ficou desapontada com os resultados.

O elevado custo destas tecnologias e a incapacidade da jovem em se adaptar às mesmas, levou a família a sentir-se desapontada e frustrada, momento em que Archer decidiu aproveitar os seus conhecimentos para criar seu próprio aplicativo. 

Nasceu assim o Freespeech, site que permite aos utilizadores programar botões com imagens da sua escolha para representar palavras. Quando clicada, a palavra é soada em voz alta. Ao contrário de muitas outras aplicações AAC, os botões da Freespeech são facilmente editáveis, uma característica que Archer acreditava ser fundamental para a forma como Della queria comunicar.

O site está agora disponível para qualquer pessoa.