jovem americano

Foto: Kin Man Hui/The San Antonio Express-News/Via Associated Press

O jovem Francisco Erwin Galicia, 18, nasceu em Dallas e, de acordo com sua certidão de nascimento, é um cidadão americano. Mas ele foi mantido sob custódia federal pela imigração por quase quatro semanas depois de ter sido detido em um posto de controle da Patrulha da Fronteira no sul do Texas. As informações são do The New York Times.

Segundo o jovem, que foi liberado na terça-feira, 23, ele mostrou aos agentes a certidão de nascimento dos EUA quando foi parado no posto de controle na noite de 27 de junho. Mas os agentes não acreditaram que era verdadeiro o documento e o detiveram.

Para dirigir para o norte de Edimburg, o grupo tinha que passar por um posto de controle da Patrulha da Fronteira a cerca de 100 quilômetros ao norte da fronteira perto da cidade de Falfurrias, Texas. Os postos de controle formam uma camada secundária de segurança de fronteira.

O estudante mora com a mãe e o irmão mais novo, ambos indocumentados, em Edinburg, Hidalgo County, uma cidade fronteiriça no Vale do Rio Grande, Texas, e estava com seu irmão mais novo, Marlon Galicia, 17, e um grupo de amigos indo para um teste de futebol em uma faculdade no Texas. Como o irmão mais novo nasceu no México e vive ilegalmente nos EUA, os agentes acreditaram que o irmão mais velho havia forjado o documento original para se passar por cidadão americano. Ele não tem carteira de habilitação e nem passaporte americano.

De acordo com Claudia Ivett Galan, advogada de Galicia, eles o levaram sob custódia, levando-o primeiro a uma instalação de patrulha de fronteira na cidade fronteiriça de McAllen e depois a um centro de detenção da Imigração e Alfândega em Pearsall, Texas, a sudoeste de San Antonio.

O irmão mais novo também foi detido, mas assinou documentos concordando em se auto-deportar, e agora está morando com parentes em Reynosa, no México, do outro lado da fronteira com McAllen.

O post Jovem americano é liberado depois de quase um mês sob custódia da imigração apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News