Promover aprendizado sobre prevenção de riscos, de forma lúdica e criativa. Para isso, o Centro de Operações do Rio de Janeiro, responsável por monitorar e integrar a cidade em áreas essenciais como mobilidade urbana e tempo vai realizar, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, uma jornada de tecnologia e inovação. Durante o projeto vão ser desenvolvidos games que abordem perigos como deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores, chuvas fortes e ventanias.

Alexandre Cardeman, Chefe Executivo do Centro de Operações, explica que o objetivo é pensar a liderança, solução, e prevenção de problemas da cidade.

“A ideia é exatamente essa, de pensar, de como trabalhar essa liderança de uma cidade. Além disso, também, fazer uma cultura de prevenção de risco. Então criar os estágios operacionais e fazer com o que a gente possa fazer com o que um dia de chuva ele tenha todas as intempéries que ele tem que resolver, e aí ele com isso vai entender como ele vai funcionar”.

As aulas começam dia 2 de fevereiro e terão mais de 240 horas, além de mentorias. As turmas estarão disponíveis nas Naves do Conhecimento do Engenhão, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.

Os professores serão especialistas do Centro de Operações e professores e parceiros envolvidos nas Naves do Conhecimento localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio, regiões que vão trazer o próprio olhar sobre mobilidade urbana e os desafios de se organizar uma cidade.

Cardeman reforça ainda que a jornada permite trazer o conhecimento da população sobre diferentes aspectos da cidade para o Centro de Operações.

“A importância deste desafio é que a gente traz a sociedade para dentro do Centro de Operações, a gente entende que existem problemas e que existem soluções que podem ser captadas, mas não é só um problema do Centro de Operações e do chefe executivo do Centro de Operações, é de toda a sociedade. Eles também vivem o dia-a-dia, eles também estão em campo, e eles sabem os problemas da cidade”.

Os interessados no desenvolvimento dos jogos devem se inscrever no curso Introdução ao Desenvolvimento de Games, no site das Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio. O prazo para inscrição é até dia 23 deste mês.