Com a desistência do bilionário Michael Bloomberg e da senadora Elizabeth Warren, a disputa pela vaga Democrata para a presidência da república fica entre Joe Biden, que venceu em 10 estados, e Bernie Sanders, que venceu em quatro, na Super Tuesday, inclusive na Califórnia – considerado estado-chave na disputa.

A Super Tuesday é decisiva para a definição do candidato democrata que disputará as eleições presidenciais com o republicano Donald Trump em novembro. Quem ganha mais votos nela consegue mais delegados para defender a sua candidatura na convenção democrata.
Biden conquistou 596 delegados e Sanders 531, segundo a AFP nesta quinta-feira, 5.

A Califórnia é o estado o mais importante que atribui o maior número de delegados: 415. A Super Terça elege 1.300 dos 1.991 delegados para garantir a convenção democrata, que decide quem realmente vai enfrentar Trump.

Fora da disputa, Bloomberg anunciou apoio a Biden. Apesar de gastar US$ 500 milhões em anúncios na campanha, os resultados da Super Tuesday não favoreceram o bilionário que já foi prefeito da cidade de Nova York e é o principal acionista da empresa de informações financeiras que leva seu sobrenome.

No total, ele ficou na disputa durante três meses. O melhor resultado que ele teve não foi em um estado americano, mas em um território: ele venceu as primárias da Samoa Americana.

Na Flórida, as primárias serão no dia 17 de março, onde serão eleitos mil delegados. Antes, em 10 de março, serão realizadas nos estados de Idaho, Michigan, Mississippi, Missouri, Dakota do Norte e Washington.

O post Joe Biden e Bernie Sanders seguem na disputa pela vaga Democrata apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News