A autora de Harry Potter fez a revelação em seu Twitter. A Lello, na cidade do Porto, ficou tão famosa por conta do boato literário que até cobra ingresso

A autora da saga Harry Potter afirmou que nunca esteve na Livraria Lello, no Porto, e que por isso o lugar não serviu de inspiração para a criação de Hogwarts, como se acreditava até então. A revelação foi feita pela própria J.K. Rowling em sua conta no Twitter, na quinta-feira (21), e deixou muitos fãs decepcionados.

O boato teve origem no fato de que, aos 25 anos, Rowling se mudou para a cidade do Porto para trabalhar como professora de inglês. Ela viveu ali de 1991 a 1993, que são justamente os anos em que a história do menino bruxo começou a tomar forma e ela iniciou a escrita do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Disso surgiu a lenda, repetida tantas vezes que se tornou uma verdade: a de que a escola de bruxaria Hogwarts seria em partes inspirada na Livraria Lello. Pensava-se que as escadas labirínticas que mudam de lugar o tempo todo à revelia e fazem com que os estudantes se percam constantemente tivessem sido inspiradas na linda escadaria vermelha da Lello. Só que não.

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Lello foi inaugurada em 1906 e possui, além da fachada em estilo neogótico, um interior único, com bustos de escritores portugueses, um enorme vitral no teto e, o mais importante, a tal escadaria curva.

Livraria Lello, Porto, Portugal A notícia desapontou os fãs de Harry Potter visitaram a livraria por conta do rumor

A notícia desapontou os fãs de Harry Potter visitaram a livraria por conta do rumor (Horacio Villalobos/Getty Images)

Hogwarts Nos filmes da saga Harry Potter, as escadarias de Hogwarts foram representadas dessa maneira

Nos filmes da saga Harry Potter, as escadarias de Hogwarts foram representadas dessa maneira (Harry Potter / Universal/Reprodução)

O lugar ficou tão famoso e passou a ficar tão lotado que em 2015 os donos instituíram uma taxa de entrada de cinco euros, dedutíveis em caso de compra de algum livro. Em tempo: a loja deve reabrir no sábado (30).

A saga da Lello

O boato começou a ser desmentido quanto J.K. Rowling publicou um primeiro tweet dizendo: “estava pensando em colocar uma seção no meu site sobre todas as supostas inspirações do nascimento de Potter”.

J.K. Rowling

 (Twitter/Reprodução)

Logo em seguida, em outro tweet, ela dá como exemplo de história falsa a Livraria Lello. “Nunca visitei esta livraria no Porto. Nunca soube da sua existência! É linda e gostaria de ter visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts!”, escreveu a autora.

J.K. Rowling

 (Twitter/Reprodução)

Diante da repercussão da postagem, que teve mais de 300 respostas e mil compartilhamentos, ela decidiu dizer que, sim, visitou com frequência um outro lugar da cidade. “Se isso animar as pessoas que ficaram desiludidas com a livraria no Porto. Esse é provavelmente um dos cafés mais bonitos onde eu já escrevi. O Café Majestic na Rua Santa Catarina”, ela afirmou.

J.K. Rowling

Nada disso depõe contra a Lello, que é de fato linda, apesar das multidões. Nesse atual período de isolamento, a livraria lançou um concurso para premiar com mil euros os melhores contos da quarentena.

Ah, uma outra curiosidade é que os estudantes da Universidade do Porto utilizam trajes acadêmicos bem parecidos com os uniformes usados pelos alunos de Hogwarts. A semelhança das capas pretas é indiscutível, mas resta aguardar a autora confirmar se a sua inspiração foi realmente esta ou não.

Universidade do Porto, Porto, Portugal Na Universidade do Porto, o uso das capas pretas é uma tradição

Na Universidade do Porto, o uso das capas pretas é uma tradição (Wry2010/Flickr)

Harry Potter Hermione, Harry e Rony com seus uniformes no primeiro filme da saga

Hermione, Harry e Rony com seus uniformes no primeiro filme da saga (Harry Potter / Universal/Reprodução)

Leia tudo sobre Porto

Leia tudo sobre Portugal

Fonte: Viagem e Turismo