O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ofereceu nesta quarta-feira as suas condolências aos familiares das vítimas do tiroteio numa escola no Texas, o pior massacre escolar nos Estados Unidos em quase uma década.

“Gostaria de expressar minhas condolências a todos os parentes e familiares das crianças que foram mortas no terrível tiroteio em numa escola primária do Texas”, disse, numa intervenção num evento à margem do Fórum Económico Mundial.

“Até onde eu sei, 21 pessoas foram mortas, incluindo 19 crianças. Isto é terrível, ter vítimas de atiradores em tempos de paz”, disse o chefe de estado do país invadido pela Rússia.

O atirador já foi identificado pelas autoridades como Salvador Ramos, foi morto pela e  polícia teria agido sozinho. O governador do Texas, Greg Abbott, revelou que o jovem de 18 anos estudava numa escola da cidade.

O presidente norte-americano Joe Biden descreveu o incidente como “outro massacre” e disse que era “hora de agir” para enfrentar o ‘lobby’ das armas, enquanto se dirigia à nação.

Este tiroteio é o mais mortífero numa escola dos Estados Unidos desde o ataque a Sandy Hook, no Connecticut, que vitimou 20 crianças e seis funcionários na altura.