Erupção do vulcão Cumbre Vieja

Crédito, Getty Images

Centenas de propriedades foram destruídas e milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas após uma erupção vulcânica em La Palma, nas Ilhas Canárias.

A lava desceu a montanha e atravessou vilarejos depois que uma cratera se abriu no vulcão Cumbre Vieja em 19 de setembro, lançando jatos de lava e cinzas para o ar.

A rocha líquida em brasa destruiu tudo que estava no seu caminho — vilarejos, escolas e centenas de casas — antes de chegar ao mar 10 dias depois.

Mais de 6 mil pessoas tiveram que deixar o local, incluindo 400 turistas que foram levados para a ilha vizinha de Tenerife.

La Palma, uma das menores e mais ocidentais das ilhas Canárias, é conhecida por não ser tão “turística” quanto algumas das suas vizinhas.

Imagens do local mostram a lava — rocha derretida que fica preta quando exposta ao ar — invadindo comunidades, mas poupando alguns edifícios. Muitas pessoas perderam tudo o que tinham.

Crédito, Reuters

Mas uma residência — apelidada de “casa milagrosa” nas redes sociais depois de ter escapado do fluxo de lava — agora foi consumida.

Crédito, Alfonso Escalero

Os agricultores têm corrido para salvar safras de banana, abacate e uva antes que a lava alcance as plantações — ricas em solo vulcânico e fértil —, das quais muitos ilhéus dependem para seu sustento.

Crédito, Getty Images

O rio de lava passou pelos povoados de El Paraíso e Todoque e, na noite de terça-feira (28/09), atingiu o Oceano Atlântico, na costa oeste, gerando temores de explosões e liberação de gases tóxicos.

Nuvens de vapor branco foram vistas subindo conforme o córrego incandescente — atingindo 1.000 °C — entrava em contato com a água na área de Playa Nueva.

Seu dispositivo pode não ser compatível com esta visualização

O chefe do governo das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, afirmou que os fluxos de lava devastaram a paisagem — e, segundo ele, o custo dos danos causados ultrapassa 400 milhões de euros.

O serviço de observação terrestre Copernicus, da União Europeia, estima que a lava abriu caminho por mais de 268 hectares de terra e destruiu 656 casas.

O fluxo de lava — que chegou a atingir até 600 m de largura em alguns lugares — atravessou a estrada costeira principal, dividindo comunidades em ambos os lados e queimando estufas de plantações e fertilizantes, liberando gases tóxicos.

O Departamento de Segurança Nacional da Espanha aconselhou as pessoas a se manterem a pelo menos 3,5 km de distância.

A lava que atingiu o mar agora criou uma “ilha baixa” com mais de meio quilômetro de largura, segundo o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha.

As autoridades estabeleceram uma zona de exclusão em torno do fluxo de lava, inclusive no mar, para manter as pessoas longe de qualquer perigo potencial.

Quanto tempo a erupção vai durar?

O Instituto de Vulcões das Ilhas Canárias sugeriu que a erupção pode durar entre 24 e 84 dias.

Às vésperas da primeira liberação de lava, a atividade sísmica perto da superfície da ilha aumentou significativamente — como mostra o gráfico abaixo.

Dados do Instituto Geográfico Nacional da Espanha revelam como uma série de pequenos tremores começou a ocorrer em 11 de setembro sob uma cordilheira conhecida como Cumbre Vieja, levando os cientistas a acreditar que poderia haver magma fazendo pressão sob a superfície da Terra.

Esta atividade sísmica migrou gradualmente para a superfície e, nos dois dias que antecederam a erupção, os tremores foram sentidos a apenas 100 metros abaixo do solo.

Embora a atividade vulcânica tenha se acalmado no final da semana passada, o vulcão voltou a ficar mais ativo.

O governo espanhol declarou La Palma como zona de desastre e prometeu apoio financeiro a todos os afetados.

A última erupção na ilha, em 1971, durou pouco mais de três semanas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC

Marcações: