Um incêndio destruiu parcialmente a catedral de Notre-Dame, em Paris, na França.

As chamas se alastraram rapidamente pela construção gótica de mais de 850 anos de idade.

Uma grande operação está em curso para tentar conter o fogo, mas a agulha da torre e o teto já colapsaram. De acordo com um porta-voz da catedral, toda a catedral está em chamas.

A causa ainda é desconhecida, mas autoridades informaram que ela pode estar ligada aos trabalhos de restauração que vinham sendo feitos na estrutura.

Centenas de pessoas se reuniram nas ruas em torno da catedral nesta segunda-feira, observando as chamas em silêncio. Algumas podiam ser vistas chorando. Do lado de fora, ouviam-se estrondos à medida que as chamas rompiam o teto da catedral, feito majoritariamente de madeira.

O presidente Emmanuel Macron se manifestou sobre a tragédia e afirmou que seus pensamentos estavam com “todos os católicos e todo o povo francês”.

“Como todos os meus compatriotas, estou triste por ver esse pedaço de nós queimando.”

O presidente já chegou ao local, mas, de acordo com uma autoridade do governo federal, cancelou o pronunciamento que faria à nação.

Construída entre os séculos 12 e 13, a catedral recebe por ano 13 milhões de visitantes, mais do que a torre Eiffel.

O historiador Camille Pascal disse à emissora BFMTV que o fogo estava destruindo “uma herança histórica de valor inestimável”.

“Por 800 anos a catedral olhou por Paris.”

“Episódios alegres e infelizes por séculos foram marcados pelos sinos de Notre-Dame. Só podemos ficar horrorizados com o que vemos”, declarou.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu aos que passassem pela região que respeitassem os limites de aproximação colocados pelos bombeiros para garantir a segurança.

“Há muitas obras de arte lá dentro… é uma verdadeira tragédia”, afirmou aos jornalistas.

No ano passado, a catedral de Notre-Dame lançou um pedido urgente de arrecadação de fundos para recuperar sua estrutura, que começava a desmoronar. O valor necessário para a restauração era estimado em 150 milhões de euros.

“Partes da catedral podem cair. É um grande risco”, afirmou Michel Picot, responsável pela campanha, em entrevista à BBC em 2018.

Graças ao processo de restauração que já estava em curso, várias estátuas que ornavam a fachada haviam sido removidas antes do incêndio desta segunda-feira.

Fonte: BBC