Um homem britânico de férias em Pathum Thani, na Tailândia, foi surpreendido por um lagarto-monitor saindo do vaso sanitário do local onde estava hospedado. O momento que aconteceu no dia 21 de janeiro foi registrado em vídeo e mostra o réptil venenoso a emergir: primeiro mostra a língua, depois coloca todo o corpo de fora do tubo e dá uma vista de olhos ao espaço, antes de ir embora.

À imprensa britânica, Jason Kingman, natural de Kent, afirmou que esta foi “a coisa mais estranha” que encontrou em um banheiro. “A minha namorada me ligou a dizer que havia algo sujo se mexendo no vaso. Eu pensei: ‘que estranho’. Mas nunca pensei que fosse um lagarto”.

“Há muitos nos jardins, mas esta foi a primeira vez que vi um no nosso banheiro”, acrescentou.

Já a namorada, Chantima Chairisuk, contou que estava quase  usando o vaso quando viu algo escuro se mexendo. “Havia pessoas na rua pulverizando inseticidas. Acho que o lagarto-monitor estava tentando fugir e então escondeu-se no nosso banheiro. Acabou saindo e não machucou ninguém”, afirmou.  

O réptil é inofensivo, mas pode tornar-se agressivo quando está sob ameaça. Geralmente, habitam em canais e lagoas nas grandes cidades tailandesas e alimentam-se de peixes, cobras e sapos.