Dezenas de tornados atingiram seis estados norte-americanos nesta sexta-feira e sábado, deixando um cenário de destruição por onde passaram. O Kentucky foi dos mais atingidos, sendo que as imagens que chegam da cidade de Mayfield são devastadoras.

Entretanto, começam a chegar testemunhos de sobreviventes aos meios de comunicação social. Entre eles, o de Kyanna Parsons-Perez uma norte-americana que trabalhava numa fábrica de velas de Mayfield, que foi totalmente destruída por um dos tornados.

À CNN internacional, a mulher revelou que, por ser incapaz de ligar para o 911 (número de emergência nos EUA), pediu ajuda através do Facebook.

“Primeiro ouvimos como que uma rajada de vento. Logo a seguir os nossos ouvidos começaram a estalar e vimos o prédio a balançar. Então, ‘bummm’, caiu tudo sobre nós”, começou por descrever.

Kyanna revelou ainda que foi “extremamente assustador”. Só se ouviam gritos. A certa altura, muitos dos funcionários começaram a rezar.

Se no início conseguiu manter a calma, rapidamente começou a ficar assustada. Sem conseguir ligar para o 911, começou a transmitir, ao vivo, para os seus seguidores do Facebook, um apelo desesperado de ajuda.

Apesar disso, Kyanna e os outros funcionários ficaram sob os escombros durante duas horas. A cada minuto que passava, revela agora, sentia que não ia sair viva do local. “Pensei que não ia conseguir, estava com tanto medo. Cai numa posição muito estranha e estive tanto tempo nessa posição que já nem conseguia sentir as pernas”, admitiu.

Felizmente, Kyanna foi resgatada sem ferimentos mais graves, graças à ajuda dos reclusos de uma prisão local que estiveram envolvidos na operação de resgate.

Recorde-se que, de acordo com o governador Andy Beshear, os tornados mataram quase 100 pessoas no estado do Kentucky. A maior perda de vidas foi registrada, precisamente, na fábrica onde Kyanna ficou presa. Cerca de 40 funcionários foram resgatados com vida, contudo, segundo Andy Beshear, estavam 110 trabalhadores na empresa no momento em que o tornado a fez desmoronar.