Um homem de origem turca identificado como Gökmen Tanis, de 37 anos, fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18), deixando três mortos e nove feridos. A polícia afirma que o incidente pode ter motivação terrorista e busca o suspeito.

Os tiros ocorreram por volta das 10h45 (horário local) na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. Três dos nove feridos estão em estado grave, segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen.

Uma grande operação policial está em andamento para encontrar o suspeito. Os policiais cercaram um prédio na frente de onde foi encontrado o carro usado pelo criminoso para fugir.

As autoridades pedem que as pessoas liguem para a polícia e não se aproximem do homem. Na imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, ele está com um casaco azul. Há também o horário em que ela foi capturada: 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.

“Não podemos descartar a motivação terrorista”, afirmou o coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo na Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg.

Em entrevista coletiva, em Haia, Aalbersberg negou-se a comentar o estado de saúde dos feridos.

A praça foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.

Após o tiroteio, as autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) em na província de Utrecht. As escolas de Utrecht foram instruídas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente, de acordo com a Reuters.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Fonte: AcheiUSA