Este ano, 161 alunos que são novos nos Estados Unidos e ingressaram no distrito escolar de…

Este ano, 161 alunos que são novos nos Estados Unidos e ingressaram no distrito escolar de Somerville, em Massachusetts. A grande maioria deles não fala inglês como primeira língua, o que representa um desafio adicional para as escolas que voltam de um ano de pandemia.

O site da GBH destacou uma reportagem sobre a chegada destes novos alunos ao estado, bem como os desafios que podem surgir para o corpo docente das escolas.

Conselheiros escolares, assistentes sociais e psicólogos afirmaram que ter filhos de volta aos prédios escolares após o aprendizado à distância é um passo em frente para atender às suas necessidades de saúde mental, especialmente as de famílias de imigrantes. Mas a falta de conselheiros escolares multilíngues e o estigma em torno da saúde mental tornam difícil cuidar de todos.

“Nós percebemos que este ano será um ano de forte apoio à saúde mental”, disse Liz Doncaster, diretora de serviços estudantis de Somerville. “Esses alunos basicamente estiveram fora da escola por dois anos. Então eles perderam dois anos não apenas acadêmicos, mas dois anos de crescimento sócioemocional”, acrescentou.

Em preparação para este ano, os administradores em Somerville contrataram seis novos assistentes sociais e membros da equipe – quatro dos quais são bilíngues – para apoiar os novos alunos em todo o distrito. Eles planejam contratar mais um.

“Temos muitos funcionários espanhóis bilíngues e alguns funcionários muito talentosos que falam o português de Portugal e do Brasil, mas não com capacidade para atender às necessidades de todos”, disse Sarah Davila, diretora de educação de alunos multilíngues de Somerville.

Mais da metade dos novos alunos deste ano são falantes de português, de famílias que emigraram do Brasil, e cerca de um quarto são menores que chegaram sozinho ao país, vindo de países da América do Sul.

Cerca de metade de toda a população estudantil de Somerville vem de famílias de imigrantes cuja a primeira língua não é o inglês.

A WBH destacou, ainda, que a classe de 161 novos alunos imigrantes marca um grande aumento em relação aos últimos dois anos letivos. De julho a setembro de 2019, o distrito recebeu 69 novos alunos. Durante o mesmo período em 2020, houve apenas um.

Muitas famílias de Somerville procuram Jennifer Ochoa, responsável pelo atendimento às famílias imigrantes na Escola Comunitária de East Somerville para obter ajuda porque ela é bilíngue. Mas quando ela precisa encaminhá-los para fora do sistema escolar para serviços como psicólogos, não pode garantir que eles serão capazes de encontrar apoio em seu idioma principal.

Os especialistas dizem que as famílias de imigrantes foram desproporcionalmente afetadas pela pandemia. Elas são mais propensas a ter membros que são trabalhadores essenciais, viver em lares multigeracionais, enfrentar perda de emprego e insegurança alimentar e não ter ferramentas digitais para acessar a escola online.

Mesmo com a diminuição da pandemia, muitos desses estresses não diminuíram, de acordo com os psicólogos. “Existem várias camadas de estresse”, disse Usha Tummala-Narra, professora de aconselhamento, desenvolvimento e psicologia educacional no Boston College. Ela também é uma psicóloga licenciada que trabalha com adultos e adolescentes imigrantes.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA– Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR– Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET– Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance– A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: [email protected]

Fonte: Brazilian Times