Um comitê do Senado de Massachusetts investigará o incidente que ocorreu na Casa de Correção…

Um comitê do Senado de Massachusetts investigará o incidente que ocorreu na Casa de Correção do Condado de Bristol, onde imigrantes detidos e os guardas entraram em violento confronto físico.

O Comitê de Auditoria e Supervisão do Senado planeja examinar o incidente que o xerife do Condado, Thomas Hodgson, alegou ter sido iniciado pelos detidos. Mas os legisladores alegaram que foi uma violenta retaliação por parte dos agentes penitenciários. A briga resultou em três imigrantes hospitalizados.

Os líderes do Senado também destacaram na terça-feira, dia 05, que querem saber por que a senadora Sonia Chang-Diaz não foi autorizada a entrar nas instalações que fica em North Dartmouth, no sábado, dia 02, apesar da lei estadual conceder acesso aos legisladores.

Em uma declaração conjunta, a presidente do Senado, Karen Spilka, e o presidente da Comissão de Auditoria e Supervisão, o senador John Keenan, de Quincy, disseram que os legisladores estão “extremamente preocupados” com o incidente “em que a segurança de funcionários e detidos foram colocados em perigo”.

O escritório do xerife Hodgson relatou que um grupo de 10 imigrantes se recusou a fazer o teste para o COVID-10, apesar de apresentar sintomas. “Depois da recusa, eles agiram violentamente contra mim e danificaram a unidade”, afirmou.

Quatro membros da delegação do comitê – os senadores Elizabeth Warren e Ed Markey e os deputados William Keating e Joseph Kennedy – disseram que os detidos relataram que foram “tratados de forma violenta e desnecessariamente os guardas pulverizaram spray de pimenta neles”.

Eles pediram uma investigação externa, assim como vários legisladores. A deputada Ayanna Pressley divulgou na noite de segunda-feira, dia 04, sua própria declaração pedindo uma investigação rigorosa sobre o incidente.

Spilka e Keenan disseram que a investigação do comitê se concentrará no incidente e no motivo pelo qual um senador não teve permissão para visitar o local depois do ocorrido.
No sábado, Chang-Diaz twittou uma foto do exterior da instalação e disse que havia sido impedida de entrar. Os legisladores não precisam de permissão dos agentes penitenciários para realizar visitas, de acordo com uma lei estadual.

O confronto ocorreu na noite de sexta-feira, dia 1º, e atraiu ampla cobertura da mídia. Durante sua coletiva de imprensa na segunda-feira, o governador Charlie Baker, disse que as discussões sobre o assunto estavam em sua “lista de tarefas” para mais tarde, naquele mesmo dia. “O que eu diria é que há uma série de idas e vindas acontecendo em relação ao que aconteceu lá e as pessoas precisam ter cuidado ao tirar conclusões precipitadas”, disse.

As precauções de saúde nas prisões têm sido alvo de discussão durante a pandemia, principalmente no condado de Bristol. Grupos de direitos civis e imigração processaram o xerife Hodgson e o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) no final de março, alegando que os imigrantes foram expostos ao vírus altamente infeccioso sem proteções e material para higienização.

Xerife thomas Hodgson fala sobre incidente
Senadora Sonia Chang-Diaz foi impedida de entrar no centro de detenção, mesmo respaldada por lei

APOIEM OS PEQUENOS NEGÓCIOS. MANTENHA A ECONOMIA GIRANDO!

FAMILY MOVING- Atuamos em todo território da Flórida. Oferecemos um trabalho de porta a porta e também de Porto a Porto. Enviamos caixas para todo o Brasil. Também fazemos mudanças dentro dos EUA. Também alugamos trailers e vans e oferecemos serviços de embalar os itens do cliente. Ligue e faça seu orçamento: (475) 225-7754.

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times